terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Panorama

Retomada do turismo na Região dos Lagos: saiba como está a flexibilização em cada município

Confira como está a liberação da hotelaria e das praias nas cidades

22 julho 2020 - 15h08Por Julian Viana

Há cinco meses, a pandemia do novo coronavírus vem transformando a rotina de todo o mundo. Com o isolamento social e barreiras sanitárias, o setor de turismo sofreu forte baque. Nos últimos dias, alguns municípios têm anunciado o início da flexibilização no segmento. Em Cabo Frio, São Pedro, Saquarema e Iguaba, os hotéis estão funcionando, mas com uma série de restrições para a prevenção ao Covid-19. Em Iguaba, por exemplo, o município orienta que as reservas sejam feitas apenas para aqueles que precisam ir para a cidade a trabalho. Confira o panorama completo abaixo:

Armação dos Búzios

O setor turístico do município ainda não voltou, mas os hotéis já podem fazer reservas para o mês de agosto (veja aqui os que já estão fazendo reservas). 
De acordo com a Prefeitura, as praias só estão liberadas para a prática de atividades físicas. A regra vale para Manguinhos em toda a sua extensão e Geribá.

O balneário registra, até esta quarta (22), 309 casos confirmados e 8 óbitos pela covid-19.

Arraial do Cabo

As atividades turísticas do município ainda não foram retomadas, mas a previsão é de reinício na segunda quinzena de agosto, caso o número de casos confirmados do novo coronavírus não aumente drasticamente. As praias estão liberadas apenas para a prática de esportes. Nesta quarta (22), o município registra 96 casos confirmados da doença e 12 óbitos. 

Cabo Frio

As praias só estão liberadas para a prática de esportes individuais. Segue suspenso o uso para lazer, assim como a atividade de permissionários. Os hotéis já podem funcionar, com ocupação máxima de 40% (veja aqui os que já estão funcionando). Além disso, a flexibilização permite apenas o acesso de veículos de passeio. Ônibus e vans de fretamento continuam com entrada proibida na cidade.

Nesta quarta (22), Cabo Frio registra 1162 casos confirmados da covid-19 e 69 mortes. 

São Pedro da Aldeia

De acordo com o Decreto nº 100, publicado no dia 10 de julho de 2020, os hotéis, pousadas e congêneres do município podem funcionar, desde que cumpram uma série de regras e mediante assinatura de um Termo de Responsabilidade e Compromisso (veja aqui os que já estão em funcionamento). Em relação à retomada das atividades hoteleiras, “não é recomendada a hospedagem de pessoas que estejam nos grupos de riscos e os estabelecimentos deverão dar preferência ao atendimento mediante prévia reserva, evitando aglomerações”, diz um trecho da nota.

A frequência às praias, lagunas, rios e piscinas em condomínios, pousadas e hotéis continua proibida no município por decreto.

O município registra 610 casos confirmados e 23 óbitos.

Saquarema

A Prefeitura informou que os hotéis e pousadas estão funcionando, mas com restrições.  Os hotéis e pousadas podem funcionar com até 40% de sua capacidade e respeitando uma série de regras que estão no plano de flexibilização (veja aqui os que já estão em funcionamento).

O município – que está na fase amarela do plano – proíbe  a utilização de praias, praças, lagoas e parques, exceto para atividades esportivas individuais e respeitando as regras de distanciamento. 

A cidade contabiliza 688 casos confirmados da doença e 46 óbitos até esta quarta (22).

Iguaba Grande

 A Prefeitura confirmou que o setor turístico do município continua parado. A expectativa de retomada é para o mês de setembro, mas, assim como na cidade de Arraial do Cabo, tudo vai depender do número de casos confirmados no município e no estado do Rio. 

Os hotéis estão sendo orientados a receberem apenas hóspedes que estejam indo para a cidade apenas a trabalho. Na orla, a prefeitura promove orientação para evitar aglomerações

O município já contabiliza 289 casos confirmados e 21 óbitos até esta quarta (22).

A assessoria de comunicação de Araruama não respondeu os questionamentos da reportagem até a publicação.

Garanta aqui passagens de ida e volta para São Paulo a partir de R$ 277