Assine Já
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Região dos Lagos
27ºmax
22ºmin
Tropical
Tropical mobile
TEMPO REAL Confirmados: 26413 Óbitos: 912
Confirmados Óbitos
Araruama 6711 182
Armação dos Búzios 3191 32
Arraial do Cabo 855 37
Cabo Frio 7283 352
Iguaba Grande 2510 55
São Pedro da Aldeia 3488 126
Saquarema 2375 128
Últimas notícias sobre a COVID-19
Panorama

Retomada do turismo na Região dos Lagos: saiba como está a flexibilização em cada município

Confira como está a liberação da hotelaria e das praias nas cidades

22 julho 2020 - 15h08Por Julian Viana

Há cinco meses, a pandemia do novo coronavírus vem transformando a rotina de todo o mundo. Com o isolamento social e barreiras sanitárias, o setor de turismo sofreu forte baque. Nos últimos dias, alguns municípios têm anunciado o início da flexibilização no segmento. Em Cabo Frio, São Pedro, Saquarema e Iguaba, os hotéis estão funcionando, mas com uma série de restrições para a prevenção ao Covid-19. Em Iguaba, por exemplo, o município orienta que as reservas sejam feitas apenas para aqueles que precisam ir para a cidade a trabalho. Confira o panorama completo abaixo:

Armação dos Búzios

O setor turístico do município ainda não voltou, mas os hotéis já podem fazer reservas para o mês de agosto (veja aqui os que já estão fazendo reservas). 
De acordo com a Prefeitura, as praias só estão liberadas para a prática de atividades físicas. A regra vale para Manguinhos em toda a sua extensão e Geribá.

O balneário registra, até esta quarta (22), 309 casos confirmados e 8 óbitos pela covid-19.

Arraial do Cabo

As atividades turísticas do município ainda não foram retomadas, mas a previsão é de reinício na segunda quinzena de agosto, caso o número de casos confirmados do novo coronavírus não aumente drasticamente. As praias estão liberadas apenas para a prática de esportes. Nesta quarta (22), o município registra 96 casos confirmados da doença e 12 óbitos. 

Cabo Frio

As praias só estão liberadas para a prática de esportes individuais. Segue suspenso o uso para lazer, assim como a atividade de permissionários. Os hotéis já podem funcionar, com ocupação máxima de 40% (veja aqui os que já estão funcionando). Além disso, a flexibilização permite apenas o acesso de veículos de passeio. Ônibus e vans de fretamento continuam com entrada proibida na cidade.

Nesta quarta (22), Cabo Frio registra 1162 casos confirmados da covid-19 e 69 mortes. 

São Pedro da Aldeia

De acordo com o Decreto nº 100, publicado no dia 10 de julho de 2020, os hotéis, pousadas e congêneres do município podem funcionar, desde que cumpram uma série de regras e mediante assinatura de um Termo de Responsabilidade e Compromisso (veja aqui os que já estão em funcionamento). Em relação à retomada das atividades hoteleiras, “não é recomendada a hospedagem de pessoas que estejam nos grupos de riscos e os estabelecimentos deverão dar preferência ao atendimento mediante prévia reserva, evitando aglomerações”, diz um trecho da nota.

A frequência às praias, lagunas, rios e piscinas em condomínios, pousadas e hotéis continua proibida no município por decreto.

O município registra 610 casos confirmados e 23 óbitos.

Saquarema

A Prefeitura informou que os hotéis e pousadas estão funcionando, mas com restrições.  Os hotéis e pousadas podem funcionar com até 40% de sua capacidade e respeitando uma série de regras que estão no plano de flexibilização (veja aqui os que já estão em funcionamento).

O município – que está na fase amarela do plano – proíbe  a utilização de praias, praças, lagoas e parques, exceto para atividades esportivas individuais e respeitando as regras de distanciamento. 

A cidade contabiliza 688 casos confirmados da doença e 46 óbitos até esta quarta (22).

Iguaba Grande

 A Prefeitura confirmou que o setor turístico do município continua parado. A expectativa de retomada é para o mês de setembro, mas, assim como na cidade de Arraial do Cabo, tudo vai depender do número de casos confirmados no município e no estado do Rio. 

Os hotéis estão sendo orientados a receberem apenas hóspedes que estejam indo para a cidade apenas a trabalho. Na orla, a prefeitura promove orientação para evitar aglomerações

O município já contabiliza 289 casos confirmados e 21 óbitos até esta quarta (22).

A assessoria de comunicação de Araruama não respondeu os questionamentos da reportagem até a publicação.

Garanta aqui passagens de ida e volta para São Paulo a partir de R$ 277

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.