domingo, 21 de julho de 2024
domingo, 21 de julho de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos
Park Lagos 2
Turismo

Postagem da Prefeitura de Cabo Frio em tom de deboche com turistas mineiros recebe críticas

Representantes do trade turístico temem prejuízos após repercussão negativa

07 setembro 2023 - 11h33Por Redação

Uma postagem feita Secretaria Adjunta de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio sobre a expectativa para o feriadão prolongado da Independência do Brasil (nesta quinta-feira, 7) causou revolta em entidades e empresários ligados ao trade turístico da cidade. O post foi excluído pouco tempo depois. Ele mostrava a imagem de algumas pessoas com rostos cobertos por camisas (como se fossem marginais) chegando na praia com equipamentos de som (proibidos pela Prefeitura), entre outros objetos. Exibia, ainda, um texto que fazia referência aos turistas mineiros chegando em Cabo Frio em e feriados e a logomarca do governo municipal.

Em pouco tempo, o post, em tom de meme, ganhou repercussão negativa na imprensa carioca e também do estado de Minas Gerais. Nas redes sociais de alguns veículos de comunicação mineiros moradores pediram mais respeito à Prefeitura: “Nosso dinheiro mineiro que gira a cidade!! Mais respeito!!!”, escreveu uma mulher identificada como Rogéria Testa. Um outro morador de Minas, identificado como Flávio Christo, escreveu que “se o mineiro deixar de ir, lá se vai 30% do PIB da Região dos Lagos”. Uma outra mulher postou comentário lembrando que xenofobia é crime e exigiu retratação por parte da Prefeitura.

– Sou mineira com muito orgulho. Infeliz publicação por parte da prefeitura de Cabo Frio. É fato que mineiro adora uma praia, já que não temos no nosso estado. Mas isso não significa que somos ignorantes, sem cultura, sem conhecimento. Aliás, quem contribui com o maior índice de crescimento do litoral fluminense são os mineiros. Somos nós, mineiros, que levamos dinheiro e arrecadação para as cidades praianas do estado do Rio de Janeiro. Queria ver a cidade ter a arrecadação que tem sem a presença o ano todo dos mineiros. O correto é fazer uma retratação oficial com a população mineira. Discriminação é crime – escreveu Raquel Berno.

Entidades ligadas ao trade turístico de Cabo Frio também se pronunciaram. Indignada, a Associação de Hotéis chegou a emitir uma nota de repúdio à Prefeitura da cidade. 

– Não podemos tratar o turista de nenhum lugar dessa forma – disse o presidente Carlos Cunha.

Presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, Maria Inês Oliveiros também se disse surpresa com o conteúdo.

– Minas é um dos nossos principais mercados emissores. O tom de deboche (onde poderia haver uma brincadeira sadia) pode afastar esse mercado tão importante para a economia da cidade – avaliou, lembrando que o prejuízo moral pode trazer  prejuízo econômico para a cidade envolvendo toda a cadeia do turismo que inclui hospedagem, gastronomia, comércio, serviços. 
Carlos Cunha também mostrou preocupação com os prejuízos financeiros que a postagem pode causar na cidade. À Folha, ele contou que já vinha recebendo uma série de críticas pela falta de infraestrutura que Cabo Frio oferece aos visitantes. Ele revelou que após o episódio recebeu novas reclamações.

– Os prejuízos são incalculáveis no momento. Estivemos no mês passado na AVIRRP (feira de turismo promovida pela Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região), e ouvimos de muitos guias de turismo que era impossível incluir Cabo Frio em suas rotas devido ao péssimo estado do Terminal de Ônibus de Turismo, do estado de conservação dos pontos turísticos na cidade, e das mudanças sempre em cima da hora das regras de mobilidade dos ônibus de excursão pela cidade. Agora também vamos fechar esse canal com um dos estados que mais visita Cabo Frio? –revelou Carlos Cunha.

O Convention levou o assunto ao Conselho de Turismo, órgão que reúne diversas entidades ligadas ao trade turístico de Cabo Frio. Informou, ainda, que já solicitou uma reunião com a Secretaria de Turismo e com a prefeita Magdala Furtado. Também haverá uma reunião entre a Secretaria de Turismo e a Secretaria Adjunta de Comunicação.

Em nota, a Secretaria Adjunta de Comunicação da Prefeitura de Cabo Frio admitiu que houve falha nos processos internos. Também culpou um funcionário do setor pelo erro, dizendo que o post “foi elaborado por um servidor novo na equipe que, por descuido, não seguiu todos os protocolos de produção e postagem”. Por conta disso, revelou que os processos internos já foram revistos. Na nota a Secretaria também pede desculpas a quem se sentiu ofendido, afirmando que “jamais tivemos qualquer intuito pejorativo”.

Associação 
lança campanha

Para tentar reverter a imagem negativa da cidade junto aos turistas mineiros, a Associação de Hotéis de Cabo Frio acaba de lançar uma campanha nas redes sociais. O objetivo, segundo Carlos Cunha, “é tentar demonstrar às agências mineiras o nosso respeito e apreço,  e assim evitar os possíveis cancelamentos”. Chamada de “Cabo Frio é bão demais”, a campanha mostra os roteiros turísticos da cidade, além das conhecidas praias e destaca o turismo religioso, o ecoturismo, o turismo gastronômico e o de experiência. 
– Nossa ideia é mostrar que nós respeitamos demais os mineiros e ansiamos pela presença deles em Cabo Frio - explicou Carlos, lembrando que a campanha já foi apresentada à prefeita Magdala Furtado.