Assine Já
terça, 01 de dezembro de 2020
Região dos Lagos
29ºmax
20ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 12398 Óbitos: 542
Confirmados Óbitos
Araruama 2426 118
Armação dos Búzios 1201 16
Arraial do Cabo 427 16
Cabo Frio 3809 182
Iguaba Grande 1129 40
São Pedro da Aldeia 1874 76
Saquarema 1532 94
Últimas notícias sobre a COVID-19
QUALIDADE COMPROVADA

Júri internacional aprova renovação da Bandeira Azul no Peró

Certificação de qualidade é válida para a temporada 2020/2021

19 outubro 2020 - 17h43Por Paulo Roberto Araújo (colaboração)

A Praia do Peró, em Cabo Frio, vai hastear novamente a Bandeira Azul logo após as eleições. O Júri Internacional, reunido em Copenhague, na Dinamarca, aprovou a renovação do certificado de qualidade após avaliar as candidaturas das praias, marinas e embarcações de turismo de todos os países do hemisfério Sul. Também foi aprovada a renovação da Prainha, no Rio, e, pela primeira temporada, a Praia da Reserva, na capital Fluminense. Por ter atendido as exigências do programa, especialmente em relação a qualidade da água, a renovação da Bandeira Azul na Praia do Peró pela primeira vez é anual (12 meses).

Por causa da pandemia, o hasteamento da Bandeira Azul em cada um dos destinos vai depender dos decretos que incidem sobre a área da praia ou marina. No Brasil, este ano, a temporada Bandeira Azul deverá iniciar excepcionalmente após o dia 16 de novembro, devido às restrições relativas ao processo eleitoral. Será uma temporada atípica, com novas regras e normas. O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira, comemorou a renovação:

– É um orgulho, não somente para o meio ambiente de Cabo Frio, que mostra a nossa qualidade de água, condição principal para ter a Bandeira Azul, mas também para o turismo, com melhora qualitativa. Temos que desenvolver em Cabo Frio, principalmente no Peró, um turismo de qualidade voltado para o meio ambiente. É uma conquista de todos. Foram feitas todas as coletas de água exigidas pelo programa, o que nos garantiu a temporada plena da certificação. Ou seja, a Bandeira Azul ficará hasteada 12 meses – anunciou o secretário.

Para a secretária de estado de Turismo, Adriana Homem de Carvalho, essa é mais uma importante conquista para o turismo fluminense.

– A Bandeira Azul é de extrema importância uma vez que fortalece uma das principais regras do turismo: a sustentabilidade. O Estado do Rio de Janeiro tem uma riqueza natural expressiva, que atrai milhares de visitantes, principalmente os apaixonados pelo ecoturismo. Cabo Frio está de parabéns pela renovação da certificação e a praia da Reserva, na Capital, pela conquista inédita. Só temos a comemorar – celebra.

A coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, enviou mensagem a todos os responsáveis pelo programa em Cabo Frio, parabenizando-os pela conquista graças ao cumprimento dos critérios do programa. Ela observou que a Bandeira Azul não poderá ser hasteada em praias onde decreto municipal em vigor proíba a permanência de banhistas na faixa de areia.

– A notícia é maravilhosa. A Bandeira Azul é um antigo sonho. Com a temporada plena, esperamos que o poder público faça mais investimentos em campanhas de educação ambiental, não somente na praia como também nas escolas do Peró – disse Marcelo Valente, fundador do movimento Ondas do Peró.

O trade turístico também comemorou a renovação.

– A Bandeira Azul é um exemplo para todo o estado, como garantia de praia bem cuidada, como pedem os usuários das nossas praias – disse Marco Navega, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol.

Os Amigos do Peró, que lutam pela preservação da orla e contra a desordem, estão festejando a temporada plena da Bandeira Azul.

– É um momento muito esperado por todos aqueles, de Cabo Frio ou não, que levantam a bandeira de respeito ao meio ambiente. A nossa bandeira será hasteada juntamente com o lançamento da nova marca Peró, um lugar de ser feliz – comentou o hoteleiro Roberto Saci, que integra o movimento.

Conheça os locais do Brasil aprovados para a temporada 2020/2021:

Praias:

Renovação:

·         Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

·         Praia do Tombo – Guarujá, SP

·         Prainha, Rio de Janeiro – RJ

·         Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

·         Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BA

·         Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

·         Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

·         Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

·         Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC

·         Praia de Guarajuba, Camaçari – BA

·         Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

·         Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

·         Praia da Saudade – Prainha, São Francisco do Sul – SC

Primeira temporada:

·         Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ

·         Praia de Itacimirim, Camaçari – BA

·         Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC

·         Praia da Conceição, Bombinhas – SC

·         Praia Grande, Penha – SC      

Marinas

Renovação:

·         Marina Costabella – Angra dos Reis, RJ

·         Marinas Nacionais, Guarujá – SP

·         ICSC, Florianópolis – SC

·         Marina Kauai, Ubatuba – SP

·         Tedesco Marina – B. Camboriú – SC

·         Voga Marine, Ubatuba – SP

 
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.