terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
CORPUS CHRISTI

Feriadão na Região dos Lagos terá tapete de sal e evento gastronômico

Ocupação hoteleira chega a 80% em Arraial do Cabo

29 maio 2024 - 11h25Por Cristiane Zotich

Para entreter moradores e turistas durante o feriadão de Corpus Christi, algumas cidades da região preparam programações tradicionais e outras inovadoras. Em Arraial do Cabo, cuja expectativa é de 80% na ocupação hoteleira entre quinta (30) e domingo (2), será mantida a tradição de confeccionar tapetes de sal, mas também evento de gastronomia.

A programação religiosa foi preparada pelas Paróquias do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora dos Remédios, e terá início nesta quinta (30), às 7h, com os tapetes coloridos sendo confeccionados na Avenida Leonel de Moura Brizola, no trajeto entre a Igreja da Praia dos Anjos e Praia Grande. E segue com missas, exposição do Santíssimo e adoração, almoço festivo,  bênção do Santíssimo, terço da Misericórdia e solene Procissão de Corpus Christi.

Já a parte gastronômica fica por conta do 1º Big Food Torresmo. O evento acontece de 30 de maio à 2 de junho, a partir das 13h, no Estádio Hermenegildo Barcelos, o Barcelão, bem no centro da cidade. O público poderá se deliciar com torresmo, costela fogo de chão, chopp artesanal, feira cultural, espaço kids e música. Na quinta (30) tem Dr Law. Na sexta (31), Bad Road, e no sábado (1) Thiago Mastra (todos às 21h). No domingo o som fica por conta do Pagode do Enseada às 17h. Além disso, todos os dias, às 17h, tem sax com Kkdio. A entrada é gratuita e toda a família pode participar, incluindo pets.

Em Araruama a tradição dos tapetes de sal também será mantida. Esse ano os temas são “Eucaristia, fonte de oração” (Corpus Christi 2024) e “Fraternidade e amizade social” (Tema da Campanha da Fraternidade 2024). Os trabalhos começam a partir das 19h desta quarta (29). Segundo a Prefeitura, para cada tapete serão usados 25kg de sal e muita criatividade. A Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer vai oferecer prêmios em dinheiro para os três tapetes mais bonitos. A programação religiosa também terá missa, procissão e show com a banda católica Frutos do Eterno.

Quem também confirmou a tradicional confecção dos tapetes foi São Pedro da Aldeia. Por lá a ornamentação das ruas vai contar com a participação de escolas e da Secretaria de Cultura. Os alunos da rede municipal irão se inspirar no tema Eucaristia para a montagem de nove tapetes de sal e areia nas ruas do centro da cidade. O início dos trabalhos será às 7h de quinta (30), no largo da Igreja Matriz de São Pedro, e ficará exposto até às 17h15, quando haverá a procissão religiosa. A organização da Paróquia São Pedro disponibilizará a areia, o sal grosso e pó de pedra para confecção dos tapetes, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.