Assine Já
quarta, 26 de janeiro de 2022
Região dos Lagos
32ºmax
22ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 57760 Óbitos: 2243
Confirmados Óbitos
Araruama 12913 456
Armação dos Búzios 7361 73
Arraial do Cabo 2014 93
Cabo Frio 16940 938
Iguaba Grande 5610 148
São Pedro da Aldeia 8267 292
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
BELEZA RECONHECIDA

Cabo Frio é escolhido para integrar projeto 'Brasil, essa é a nossa praia', do Ministério do Turismo

Representado pela Praia do Peró, município teve a maior pontuação entre as cidades do Sudeste

30 novembro 2021 - 08h31Por Redação

Dois municípios do Estado do Rio  - Cabo Frio e Paraty - estão na lista que o Ministério do Turismo divulgou nesta segunda-feira (29) das cidades selecionadas para integrar o projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”, desenvolvido pela pasta, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). São eles: Cabo Frio (RJ), Paraty (RJ), Barra do Garças (MT), Barreirinhas (MA), Salvador (BA), Natal (RN), Cruz (CE), Vila Velha (ES), Paraty (RJ) e Osório (RS). 

Para a definição dos escolhidos, a chamada pública levou em consideração os seguintes critérios: participarem do Programa Investe Turismo, preencherem o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP) e possuírem um plano de Gestão Integrada da Orla (PGI). Outros pontos a serem observado durante o processo classificatório foram a certificação de praias como o programa “Bandeira Azul” 2021/2022 e possuir Unidade (s) de Conservação em toda a extensão da Orla. A Praia do Peró, em Cabo Frio, tem a Bandeira Azul e está inserida no Parque Estadual da Costa do Sol e Área de Proteção Ambiental do Pau Brasil ao longo dos seus 7,2 kms de costa.

-- Esta é mais uma constatação da importância da Bandeira Azul na Praia do Peró. É um motivo também para que as autoridades locais, tanto de Cabo Frio quanto de Paraty, invistam em infraestrutura, melhorando as condições das vias de acesso e executem ações voltadas para o ordenamento, segurança, sinalização e intensificação dos projetos de educação ambiental. É também um incentivo para outras cidades litorâneas fluminenses -- sugeriu o presidente do Conselho de Turismo da Costa do Sol (Condetur), Marco Navega.

Os nove municípios foram selecionados de uma lista de 16 que tiveram sua candidatura homologada e são das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Nordeste, com exceção da região Norte, que não teve suas vagas preenchidas. Os municípios selecionados fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro; nas categorias A, B e C; e são banhados por águas federais (mares, rios e lagos). As atividades serão desenvolvidas entre os meses de dezembro de 2021 e dezembro de 2022. 

A Praia do Peró, que hasteou a Bandeira Azul para a temporada 2021/2022 no dia 25, foi inscrita pela Secretaria de Turismo de Cabo Frio. A coordenadora do projeto Bandeira Azul, Paloma Arias, do Meio Ambiente, e a turismóloga Luane Ferreira, do Turismo, foram as responsáveis pela candidatura vitoriosa.

-- Foi mais uma conquista. Tivemos a maior pontuação entre os municípios do Sudeste do Brasil -- comemorou o secretário Carlos Cunha.

Cabo Frio ficou em primeiro lugar, Vila Velha (ES) em segundo e Paraty (RJ) em terceiro. Cabo Frio está na categoria A do turismo brasileiro.

-- Sabemos do enorme potencial do Brasil no segmento de Turismo Náutico e por isso o Ministério do Turismo tem desenvolvido uma série de ações em toda a região de orla do nosso país. Precisamos estar prontos para a retomada completa de nossas atividades e este projeto beneficiará toda a cadeia produtiva do setor, além de focar na preservação ambiental --  avaliou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A chamada pública está alinhada ao Projeto Orla, desenvolvido pelo governo federal. É uma ação de planejamento, de ocupação responsável do território em benefício do turismo e da comunidade local. Os municípios, a partir da aplicação da metodologia do Projeto Orla, passam a ser responsáveis pela gestão da orla, com benefício socioeconômico para os destinos turísticos, que incorporam normas ambientais na política de regulamentação dos usos dos terrenos de marinha, buscando aumentar a dinâmica de mobilização social neste processo.

No dia 8, na Praia do Peró, será promovido o primeiro encontro de Educação Ambiental e Ciência Cidadã em Praias. Será no Hotel Paradiso Peró e uma das palestrantes é Flávia Moraes de Barros, do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ. Ela vai falar sobre monitoramento de praias e capacitação de estudantes e trabalhadores de praias. 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.