sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
NO TOPO

Cabo Frio e Búzios estão na elite dos destinos turísticos, segundo novo Mapa do Turismo Brasileiro

Municípios são os únicos da região a obterem classificação 'A' junto ao Ministério do Turismo

30 março 2022 - 14h03Por Redação

Ministério do Turismo divulgou, nesta segunda-feira (28), o novo Mapa do Turismo Brasileiro, que coloca os municípios de Cabo Frio e Armação dos Búzios no topo da lista, classificados na categoria "A", dentro de uma escala que vai até a letra "E". São as únicas cidades da Região dos Lagos a obter essa qualificação. Em toda a Costa do Sol, Macaé também obteve a mais alta classificação. 

Todos os municípios da região constam nesta edição do Mapa. Na categoria "B", estão enquadrados os municípios de Arraial do Cabo; Saquarema e Araruama. Já Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia estão classificados na faixa "C".

Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

Para participar do mapa, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles, possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável.

Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

Em Cabo Frio, a presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, Maria Inês Oliveros, celebrou a permanência de Cabo Frio no topo. 

“Seguimos colhendo os frutos do trabalho árduo e da dedicação de todo o trade turístico cabo-friense”, comemora.

O ex-secretário de Turismo Carlos Cunha também se manifestou sobre o assunto. 

"Isto é fruto de muito trabalho e dedicação de todo o trade turístico. Agradeço a equipe da Secretária de Turismo, Esporte e Lazer por todo o apoio e comprometimento para comigo e para com o turismo durante o período em que estive à frente da pasta. Esta certificação de nosso destino vem coroar todo o trabalho feito", escreveu.