Assine Já
quinta, 28 de outubro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
PASSEIO SEGURO

Búzios está entre os cinco destinos do Rio mais procurados para este verão

Cidade segue aberta para o Turismo, mas com exigência de protocolos de segurança sanitária

19 janeiro 2021 - 15h00Por Redação

A Região dos Lagos segue na preferência dos turistas para a temporada de verão. No levantamento do Portal Turismo Consciente (Setur RJ), realizado em dezembro, Búzios aparece na quarta posição entre os cinco destinos mais buscados em todo o estado do Rio de Janeiro.  

E ficou mais fácil chegar lá, já que o balneário foi contemplado entre os destinos do projeto Verão Azul Conecta, da empresa sub-regional da Azul, com voos diários saindo dos aeroportos Santos Dumont (Rio de Janeiro) e Confins (Belo Horizonte) direto para o Aeroporto Umberto Modiano, em Búzios.

Quem planeja viajar para a charmosa península será impactado por uma campanha da Associação Comercial e Industrial de Búzios (Aceb), que engloba toda estrutura de receptivo, incluindo taxis, embarcações, hotéis, comércio e restaurantes, reforçando os protocolos de prevenção contra a Covid com a mensagem “Por uma Búzios Segura”.

Destino escolhido, providência de prevenção tomadas, é hora de aproveitar as novidades da cidade mais querida da Região dos Lagos. Na beira da praia reinam os beach clubs, ótimas pedidas para relaxar, ouvir música, comer e beber, enquanto se aprecia o visual com segurança. 

O mais novo é o Aram Búzios, dentro do Clube Aretê, na praia da Marina. Por lá, a combinação reúne gastronomia, drinks, música e, em breve, esportes náuticos. Já na praia da Ferradura, o Insólito Hotel ganhou o Tawa Beach, com menu assinado por Pablo Oazen, vencedor do Master Chef Profissionais 2017. 

As novidades aportam também no centro da cidade, em plena Rua das Pedras. O clássico Chez Michou ampliou seu território e atravessou a rua. Todas as delícias do cardápio da creperia podem ser degustadas no Pátio Michou, com o plus da vista incrível da praia do Canto. Além dos crepes e do visual, a bela casa oferece pizzas, sanduíches, drinks e programação musical.  

Para quem busca roteiros mais integrados à natureza, as praias seguem liberadas para o lazer e as escunas, catamarãs e táxis aquáticos funcionam com a capacidade reduzida em 50%. 

Pôr-do-sol sem aglomeração

Uma das atrações do balneário é assistir ao pôr do sol em pontos tradicionais. Porém, em alguns points, é impossível manter o distanciamento seguro. Que tal, então, apreciar o espetáculo de dentro do mar, remando em uma canoa havaiana? Ou do alto da Serra das Emerências, depois de uma bela trilha? 

As propostas encantadoras são da Elite Vaa e da Cactus Experiências, respectivamente. As aulas e os passeios de canoa, até então oferecidos somente pela manhã, ganharam um horário especial no verão. E o melhor: com direito a mergulhos e a companhia de tartarugas. O ponto de saída é o Porto da Barra e as remadas duram, em média, uma hora.

Já quem prefere subir as Emerências – ponto mais alto de Búzios, a 160 metros de altitude e protegido pelo Parque Estadual da Costa do Sol - ganha de presente uma vista incrível das praias de Tucuns, Geribá e Peró (Cabo Frio).

Para os fãs da vida marinha, a pedida é o mergulho. Equipado com cilindro e nadadeiras, é possível conhecer o Santuário das Tartarugas, como é chamada a Ilha de Âncoras, repleta de tartarugas gigantes, além de arraias e cardumes de peixes das mais variadas cores e espécies. Outros excelentes pontos para a prática da atividade são as ilhas de Gravatás, Feia e Branca, além da Laje de João Fernandes. A agência Love4Dive oferece os roteiros. 

Se Búzios está no seu roteiro, não deixe de conferir estas informações:  

. Proibida a realização de eventos públicos e privados na cidade: festas, shows e eventos privados com a cobrança de ingressos.

. O uso de máscara é obrigatório em espaços públicos (incluindo as praias, que estão liberadas) e privados de acesso ao público. A multa para quem infringir a regra é de R$ 700.

. Hotéis, pousadas e demais meios de hospedagem podem trabalhar com 50% de sua capacidade máxima nos dias úteis e com 70% da capacidade aos sábados, domingos e feriados. 

. Para ter acesso ao município e passar pelas barreiras sanitárias que se encontram nas entradas da cidade, o visitante deve apresentar o QRCode emitido pelos estabelecimentos comerciais e meios de hospedagem. 

. Restaurantes, bares, supermercados, mercados e quiosques de praia podem abrir, mas devem operar com a redução de 50% de sua capacidade máxima. 

. Escunas, catamarãs e táxis aquáticos, assim como veículos de cooperativas municipais e veículos de transporte intermunicipal, também deverão funcionar com a capacidade reduzida em 50%. 

. Em todos os locais deverá ser disponibilizado álcool 70% para clientes e mantido o distanciamento social.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.