sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
NADA FEITO

Witzel anuncia investimentos, mas descarta verbas para 13º

Governador afirma que recursos liberados são ‘ajuda indireta’ para municípios pagarem servidores

04 dezembro 2019 - 20h17Por Redação

O governador Wilson Witzel (PSC) descartou ontem a possibilidade de ajudar, pelo menos de forma direta, os municípios a pagar o 13º salário do funcionalismo, em especial de Cabo Frio e Arraial do Cabo, que já pediram recursos estaduais. Witzel deu a declaração exclusiva para a Folha depois de participar da solenidade que marcou o anúncio de investimentos nas áreas de Educação, Saúde e Obras para os municípios de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, no Teatro Municipal Doutor Átila Costa, que fica no município aldeense.

Witzel admitiu que o pedido foi feito pelos prefeitos, mas alega que não há condições financeiras de atendê-los no momento. O governador alega que a liberação dos recursos do governo do estado para os municípios já é uma forma indireta de ajudá-los, uma vez que os recursos que seriam destinados para essas áreas contempladas poderão ser empregados na folha de pagamento, desde que não sejam verbas carimbadas da Saúde e da Educação, e sim recursos próprios.

– Eu falei para os prefeitos sobre como eu poderia ajudar, mas isso foi um pedido inicial. Os prefeitos conversaram comigo. No momento, o Estado não terá condições de fazer esse repasse porque, para fazer o pagamento de salário, é um pouco mais complexo, de fundo a fundo. Estamos ajudando em outras áreas, para liberar a fonte 100 (recursos da gestão municipal que podem ser usados livremente, sem destinação específica) e eles poderem fazer o pagamento. É isso que nós estamos tentando fazer – afirmou o governador.

No caso de Cabo Frio, a antecipação de recursos é vista pela Secretaria de Fazenda como a possível última alternativa para garantir o pagamento do 13º até o fim do prazo legal, no próximo dia 20. A outra possibilidade, essa considerada mais remota e que já havia sido noticiada pela Folha, seria a obtenção de um crédito bancário, com as parcelas trimestrais dos royalties como garantia. Já em Arraial, a expectativa era não de um empréstimo, mas que o governo do estado liberasse a quantia, como forma de ajuda.

Trata-se de auxílio que ainda poderá vir, mas dificilmente este ano. Segundo o governador, qualquer liberação de dinheiro para ajuda no pagamento de folha de pessoal só virá caso o estado consiga na Justiça o desbloqueio de recursos referentes a uma ação onde contesta o cálculo dos royalties. 

– Até o fim do ano ainda tenho algumas questões para resolver de verbas que vão chegar ao estado, algo em torno de R$ 1 bilhão. Se nós conseguirmos isso, teremos condições de ajudar. Só um processo que está no STJ, na relatoria do ministro (Francisco) Falcão, tem R$ 680 milhões bloqueados por pagamentos de royalties questionados pela Petrobras e que a ANP já foi favorável. Então, nós estamos trabalhando junto ao ministro Falcão para liberar esse recurso. Assim, se tiver esses recursos, a gente ganha um fôlego para ajudar as prefeituras, mas isso ainda é incerto e nós estamos tentando viabilizar – finalizou Witzel, sem fazer promessas.