quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ELEIÇÃO

Vice-prefeita de Cabo Frio anuncia pré-candidatura para 2024

Magdala e José Bonifácio romperam relações em 2021, no primeiro ano de governo

23 março 2023 - 10h15Por Redação
Vice-prefeita de Cabo Frio anuncia pré-candidatura para 2024

Falta pouco mais de um ano para as próximas eleições municipais, mas as primeiras pré-candidaturas começam a se confirmar em Cabo Frio. A atual vice-prefeita, Magdala Furtado, já é um nome certo na briga pela cadeira de chefe do Executivo municipal. Apesar das muitas especulações, a confirmação só aconteceu há poucos dias. Em um post nas redes sociais, a empresária do distrito de Tamoios escreveu: “sou pré-candidata a prefeita do município de Cabo Frio”.

No mesmo texto, Magdala disse acreditar que toda perseguição e retaliação que sofreu, e ainda sofre, por parte do prefeito José Bonifácio “tenha sido proposital para me retirar da política”. Em 2021, ainda no primeiro ano de governo, Magdala e o prefeito José Bonifácio romperam relações. O ponto alto da crise teria acontecido ainda no mês de abril, quando vazou um áudio da vice-prefeita criticando o chefe do Executivo cabo-friense.

Me enxergaram como uma grande possibilidade para que eles pudessem ganhar as eleições, mas não me enxergaram tomando decisões. O governo se assustou com a proporção que meu nome poderia tomar e todo espaço que talvez as velhas raposas da política pudessem perder com isso. A todo tempo fui sabotada, impedida, constrangida, mas não desisti e nem vou. Sou pré-candidata a prefeita deste município pela liberdade de Tamoios, para ensinar à velha política que quando uma mulher quer, ela pode decidir por ela mesma. E para que todos saibam que minha luta vai muito além das limitações que eles me impuseram. É hora de virar a mesa e ir até o fim. Nós, mulheres, quando estamos unidas, conseguimos mudar o mundo. Por que não um município? - questionou. No post, Magdala afirma ainda que não está sozinha, e que vai à luta “na busca por um município integrado, onde o interesse seja apenas o desenvolvimento, a qualidade de vida e o bem-estar da nossa população tão sofrida”.

No áudio que vazou, Magdala estava respondendo a uma mensagem recebida de uma pessoa identificada como Pezão. Na mensagem, a vice-prefeita questiona: “Você acha que eu estou me sentindo como? Você acha que eu estou feliz com o que eu estou vendo? Você acha que eu estou feliz com seu pedido de colocar (na Prefeitura) pessoas que trabalharam? Quando você esteve no meu gabinete você viu a pilha de investiduras de pessoas que trabalharam incansavelmente com a gente na política, que trabalharam durante meses comigo, e até hoje ninguém foi nomeado. Se estão dizendo pra você que eu estou nomeando, você me diz quem é e prove que sou eu quem estou nomeando”.

No mesmo áudio, Magdala lembra ao Pezão que não precisa da política para viver (ela é dona de uma rede de imobiliárias em Tamoios, no distrito de Cabo Frio). “Não preciso do salário da política. Quando eu resolvi entrar para a política foi para fazer a diferença, mostrar que somos capazes. Sempre vivi para minha família, para ajudar quem eu posso. O que eu entendi é que estando no governo poderia fazer mais pelo nosso distrito. Mas vi que tem muita gente ali dentro interessada em outra coisa, e eu não tenho como brigar com eles”, disse a vice-prefeita, sem citar nomes. O áudio tem cerca de sete minutos, e caiu como uma bomba no governo.

Em maio de 2022, quando todo mundo achava que a poeira havia baixado, Magdala participou de duas lives. Na ocasião, a vice-prefeita disparou a metralhadora não apenas contra Bonifácio, mas também ao seu aliado político, o ex-deputado Janio Mendes, atual secretário de Saúde. Numa das lives, ela disse que já havia feito vários questionamentos ao prefeito sobre a mudança de comportamento com ela, que vinha desde antes do episódio do vazamento do áudio.

Mas ele nunca responde. Já me perguntaram se não me trata assim por influência de Janio (Mendes). Pode ser, porque como o próprio Janio já disse, é ele quem ajuda o Zé nas tomadas de decisões. Realmente, não sei o motivo desta mudança de tratamento porque fomos eleitos juntos, mas depois da posse, a Magdala foi excluída e o Janio foi colocado. Aí eu fico me perguntando: por que Janio não veio como vice, então, se é uma pessoa de inteira confiança do Zé? Se é uma pessoa importante na tomada de decisões? O próprio Zé já falou "ah, mas a Magdala não tem conhecimento". Mas o combinado não seria que ficaríamos juntos pra eu aprender? Se Janio já sabe de tudo, por que ele não veio como vice, já que é ele quem realmente toma as decisões? Já cansei de perguntar, mas não me respondem -  revelou Magdala, na época.

Mesmo afastada do governo, Magdala não se afastou da política. Em dezembro do ano passado ela postou, nas redes sociais, uma foto com o governador Claudio Castro. Graças a essa proximidade, a vice-prefeita tem conseguido realizar algumas ações em Tamoios com apoio dos órgãos estaduais, como o DER (Departamento de Estradas de Rodagens), responsável pela operação tapa-buracos nas principais vias do distrito. São vários os vídeos onde a pré-candidata aparece com a equipe do órgão estadual, e agradecendo ao apoio do governador nas ações em Tamoios.