Assine Já
quarta, 26 de janeiro de 2022
Região dos Lagos
32ºmax
22ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 57760 Óbitos: 2243
Confirmados Óbitos
Araruama 12913 456
Armação dos Búzios 7361 73
Arraial do Cabo 2014 93
Cabo Frio 16940 938
Iguaba Grande 5610 148
São Pedro da Aldeia 8267 292
Saquarema 4655 243
Últimas notícias sobre a COVID-19
ESPERANÇA DE TRATAMENTO

Uso medicinal da planta cannabis está em pauta na Câmara de Cabo Frio

Projeto do vereador Felipe Monteiro tramita na Comissão de Constituição e Justiça

05 dezembro 2021 - 09h00Por Redação

Depois de Búzios, Cabo Frio também poderá liberar o uso medicinal da planta cannabis. Foi enviado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal um projeto de lei do vereador Felipe Monteiro (PDT) que permite o uso da planta de forma inteira ou isolada, contendo em sua fórmula as substâncias canabidiol (CBD) e/ou tetrahidrocanabinol (THC), e prevê a distribuição gratuita nas redes pública e privada.

"Estudos recentes mostram a melhora dos sintomas em dores crônicas (principalmente de origem neuropática ou oncológica), em distúrbios do sono, glaucoma, epilepsia, fibromialgia, náuseas e vômitos causados pela quimioterapia, esclerose múltipla, artrite reumatoide, doença de Crohn, síndrome do intestino irritado, ansiedade, depressão, esquizofrenia, parkinson, alzheimer e autismo", diz a justificativa do projeto.

O documento elenca critérios para o recebimento do medicamento, tais como prescrição por profissional médico legalmente habilitado, com o nome do paciente e do medicamento, a posologia, o quantitativo necessário, o tempo de tratamento, data, assinatura e número do registro do profissional no Conselho de Medicina; o laudo médico, contendo a descrição do caso, o CID da doença, justificativa para a utilização do medicamento indicado e a viabilidade em detrimento às alternativas terapêuticas já disponibilizadas no âmbito do SUS e aos tratamentos anteriores, podendo o referido laudo ser substituído por autorização administrativa da Anvisa e o paciente não possuir condições financeiras de adquirir os medicamentos sem prejuízo do respectivo sustento.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.