sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
VICE ASSUME

STJ afasta governador Wilson Witzel do cargo por suspeitas de fraudes na Saúde

Medida tem efeito imediato e é válida por 180 dias

28 agosto 2020 - 08h34Por Redação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou nesta sexta-feira (28) o afastamento imediato do governador Wilson Witzel (PSC) pelo prazo de 180 dias, por suspeitas de fraudes na Saúde, durante a pandemia do novo coronavírus. Assume o cargo o vice-governador Cláudio Castro.

O governador também foi denunciado por corrupção pela Procuradoria-Geral da República (PGR), assim como a primeira-dama, Helena Witzel; e mais sete pessoas. A PGR investiga pagamentos suspeitos feitos pelo empresário Mário Peixoto e pelo ex-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Gothardo Netto ao escritório de Helena Witzel.

Também na manhã desta sexta (28), a Polícia Federal cumpre 17 mandados de prisão e 72 de busca e apreensão. Não há mandados contra o governador. Na ação, foi preso o presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo. Também há mandados de prisão contra o ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, e Gothardo Neto.

Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estão a primeira-dama Helena Witzel; no Palácio Laranjeiras; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT); e o vice-governador Cláudio Castro.

A defesa de Wilson Witzel disse estar "surpresa" com a decisão de afastamento do cargo "de forma monocrática e com tamanha gravidade" e que aguarda ter acesso à decisão do STJ para tomar as medidas cabíveis.