Assine Já
terça, 19 de outubro de 2021
Região dos Lagos
20ºmax
17ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52262 Óbitos: 2141
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6516 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14721 876
Iguaba Grande 5469 140
São Pedro da Aldeia 6984 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
ESCLARECIMENTOS

Secretário de Saúde é sabatinado por vereadores sobre a vacinação em Cabo Frio

Felipe Fernandes falou sobre reserva de imunizantes para a aplicação da segunda dose

06 abril 2021 - 19h30Por Redação

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes; e a superintendente de Vigilância em Saúde, Lucy Pires, estiveram na sessão da Câmara desta terça-feira (6) para esclarecer sobre a vacinação da cidade. A sabatina foi realizada após um requerimento da vereadora Carol Midori (Democracia Cristã).

De acordo com as informações trazidas pelo secretário, a imunização começou no dia 20 de janeiro. Até o momento, o município de Cabo Frio recebeu 47.655 doses da vacina contra o coronavírus. Foram aplicadas 14.553 vacinas de primeira dose e 2.934 vacinas de segunda dose, totalizando 17.487 doses aplicadas.

A diferença entre a quantidade de vacina recebida para as doses aplicadas é devido ao intervalo entre a primeira e segunda dose de cada laboratório. A quantidade destinada para a primeira e a segunda dose é especificada na nota técnica entregue em cada remessa proveniente da Secretaria de Estado de Saúde.

No caso da vacina Oxford/AstraZeneca, o intervalo necessário é de três meses, enquanto no caso da Coronavac (Sinovac/Butantan) o prazo é de 21 a 28 dias.

Durante a explanação, o secretário apresentou um resumo da estrutura e da estratégia adotadas para o enfrentamento à pandemia, esclarecendo que a vacinação ocorre de segunda a sexta, sendo três dias nos polos divulgados semanalmente e os dois dias restantes para a vacinação de grupos específicos, como acamados e instituições.

O secretário também adiantou uma dúvida frequente do grande público, ressaltando que as equipes iniciam o trabalho às 7 horas e finalizam a organização após as 18 horas. Logo após, o espaço foi aberto para que os vereadores pudessem fazer seus questionamentos.

O líder da base do governo, vereador Davi Souza (PDT),  pediu para que Felipe Fernandes informasse a população sobre a sobra dos frascos multidoses, a chamada 'xepa'.

"Cada frasco contém 10 doses, que precisam ser aplicadas em até 8 horas, no máximo. Neste caso, seguimos o protocolo de vacinar primeiro os profissionais da saúde e agora estamos direcionando a imunização com essas sobras, para quem trabalha nas farmácias que estão devidamente cadastradas" – explicou o secretário.
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.