quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
25°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
ESCLARECIMENTOS

Secretário de Saúde é sabatinado por vereadores sobre a vacinação em Cabo Frio

Felipe Fernandes falou sobre reserva de imunizantes para a aplicação da segunda dose

06 abril 2021 - 19h30Por Redação

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes; e a superintendente de Vigilância em Saúde, Lucy Pires, estiveram na sessão da Câmara desta terça-feira (6) para esclarecer sobre a vacinação da cidade. A sabatina foi realizada após um requerimento da vereadora Carol Midori (Democracia Cristã).

De acordo com as informações trazidas pelo secretário, a imunização começou no dia 20 de janeiro. Até o momento, o município de Cabo Frio recebeu 47.655 doses da vacina contra o coronavírus. Foram aplicadas 14.553 vacinas de primeira dose e 2.934 vacinas de segunda dose, totalizando 17.487 doses aplicadas.

A diferença entre a quantidade de vacina recebida para as doses aplicadas é devido ao intervalo entre a primeira e segunda dose de cada laboratório. A quantidade destinada para a primeira e a segunda dose é especificada na nota técnica entregue em cada remessa proveniente da Secretaria de Estado de Saúde.

No caso da vacina Oxford/AstraZeneca, o intervalo necessário é de três meses, enquanto no caso da Coronavac (Sinovac/Butantan) o prazo é de 21 a 28 dias.

Durante a explanação, o secretário apresentou um resumo da estrutura e da estratégia adotadas para o enfrentamento à pandemia, esclarecendo que a vacinação ocorre de segunda a sexta, sendo três dias nos polos divulgados semanalmente e os dois dias restantes para a vacinação de grupos específicos, como acamados e instituições.

O secretário também adiantou uma dúvida frequente do grande público, ressaltando que as equipes iniciam o trabalho às 7 horas e finalizam a organização após as 18 horas. Logo após, o espaço foi aberto para que os vereadores pudessem fazer seus questionamentos.

O líder da base do governo, vereador Davi Souza (PDT),  pediu para que Felipe Fernandes informasse a população sobre a sobra dos frascos multidoses, a chamada 'xepa'.

"Cada frasco contém 10 doses, que precisam ser aplicadas em até 8 horas, no máximo. Neste caso, seguimos o protocolo de vacinar primeiro os profissionais da saúde e agora estamos direcionando a imunização com essas sobras, para quem trabalha nas farmácias que estão devidamente cadastradas" – explicou o secretário.