Assine Já
domingo, 17 de outubro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
FLERTE DE PRÉ-CARNAVAL

Rafael Peçanha e Zé Bonifácio costuram aliança para eleição em Cabo Frio

Pela primeira vez, ambos admitem que abririam mão de candidatura em favor de união

03 fevereiro 2020 - 20h21Por Rodrigo Branco
Rafael Peçanha e Zé Bonifácio costuram aliança para eleição em Cabo Frio

A menos de três semanas do Carnaval, o flerte político entre os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio Rafael Peçanha e José Bonifácio, ambos do PDT, deve resultar em um casamento nas urnas para as eleições de outubro. As conversas entre o vereador e o ex-prefeito evoluíram bastante nas últimas semanas e, pela primeira vez, ambos admitem que poderão abrir mão de concorrer à cadeira hoje ocupada por Adriano Moreno (DEM) em favor do outro. 

Contudo, ainda não há prazo para isso acontecer, tampouco está definido qual o critério a ser adotado para que um dos dois seja o escolhido. O posicionamento de ambos em pesquisas pré-eleitorais encomendadas pode ser um dos parâmetros usados. Um ponto a ser alinhado é justamente quando será batido o martelo sobre quem é que vai para a disputa. Enquanto Zé vislumbra uma definição logo após o fim do prazo de filiações partidárias, em 3 de abril, Rafael acredita que a questão esteja solucionada em agosto, no período de convenções.

Enquanto não há uma decisão, os grupos políticos buscam estreitar os laços políticos e eliminar as possíveis animosidades. O ‘relacionamento’ começou a ficar mais sério há pouco mais de um mês, antes da virada do ano, a ponto de os dois permitirem ser fotografados juntos em uma aparição pública, no caso, o primeiro ensaio do bloco Parókia, na última sexta-feira. 

– Eu até brinquei no Parókia: ‘os dois blocos vão se tornar um só – disse Bonifácio. 

Rafael segue no mesmo tom:

– Eu e Zé estamos abrindo um diálogo. Já sentamos domingo (retrasado), e ambos assumiram que podem abrir mão de seus nomes como cabeça de chapa para a união acontecer. Numa composição, só há sentido conversar se os dois colocarem a possibilidade de abrir mão, senão nem tem conversa. Estamos pensando em Cabo Frio. Chega de vaidade  – disse Rafael.

Afinado com o discurso do vereador, Bonifácio  afirma que, apesar da decisão de Rafael deixar o partido, em nenhum momento deixou de haver diálogo com o vereador. As críticas ao governo Adriano e o temor de que, separados, ajudassem a eleger um candidato do mesmo perfil político e ideológico serviu para aproximá-los.

– Estamos muito entrosados em termos de ideias e projetos para Cabo Frio. Mas estávamos preocupados com o peso que poderiam imputar em nós no caso do resultado trazer a mesma frustração eleitoral que o atual governo trouxe. Isso me dá um certo conforto e a ele (Rafael) também – disse Zé, afirmando conversar com o vereador todos os dias. 

Enquanto o ‘namoro’ não é oficializado, a dupla segue ampliando o arco de alianças. Rafael já anunciou ter o apoio do Podemos, da Rede Sustentabilidade, do PV e de lideranças locais do PSB; e já mostrou aproximação com colegas de Câmara, como Aquiles Barreto (Solidariedade) e Letícia Jotta (PSC). Enquanto isso, Zé amplia as conversas com diversos segmentos e lideranças comunitárias. Ele afirmou para a Folha que vai alugar uma casa em Tamoios, onde vai ficar três vezes por semana, para se inteirar dos problemas do segundo distrito. 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.