sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
FLERTE DE PRÉ-CARNAVAL

Rafael Peçanha e Zé Bonifácio costuram aliança para eleição em Cabo Frio

Pela primeira vez, ambos admitem que abririam mão de candidatura em favor de união

03 fevereiro 2020 - 20h21Por Rodrigo Branco
Rafael Peçanha e Zé Bonifácio costuram aliança para eleição em Cabo Frio

A menos de três semanas do Carnaval, o flerte político entre os pré-candidatos a prefeito de Cabo Frio Rafael Peçanha e José Bonifácio, ambos do PDT, deve resultar em um casamento nas urnas para as eleições de outubro. As conversas entre o vereador e o ex-prefeito evoluíram bastante nas últimas semanas e, pela primeira vez, ambos admitem que poderão abrir mão de concorrer à cadeira hoje ocupada por Adriano Moreno (DEM) em favor do outro. 

Contudo, ainda não há prazo para isso acontecer, tampouco está definido qual o critério a ser adotado para que um dos dois seja o escolhido. O posicionamento de ambos em pesquisas pré-eleitorais encomendadas pode ser um dos parâmetros usados. Um ponto a ser alinhado é justamente quando será batido o martelo sobre quem é que vai para a disputa. Enquanto Zé vislumbra uma definição logo após o fim do prazo de filiações partidárias, em 3 de abril, Rafael acredita que a questão esteja solucionada em agosto, no período de convenções.

Enquanto não há uma decisão, os grupos políticos buscam estreitar os laços políticos e eliminar as possíveis animosidades. O ‘relacionamento’ começou a ficar mais sério há pouco mais de um mês, antes da virada do ano, a ponto de os dois permitirem ser fotografados juntos em uma aparição pública, no caso, o primeiro ensaio do bloco Parókia, na última sexta-feira. 

– Eu até brinquei no Parókia: ‘os dois blocos vão se tornar um só – disse Bonifácio. 

Rafael segue no mesmo tom:

– Eu e Zé estamos abrindo um diálogo. Já sentamos domingo (retrasado), e ambos assumiram que podem abrir mão de seus nomes como cabeça de chapa para a união acontecer. Numa composição, só há sentido conversar se os dois colocarem a possibilidade de abrir mão, senão nem tem conversa. Estamos pensando em Cabo Frio. Chega de vaidade  – disse Rafael.

Afinado com o discurso do vereador, Bonifácio  afirma que, apesar da decisão de Rafael deixar o partido, em nenhum momento deixou de haver diálogo com o vereador. As críticas ao governo Adriano e o temor de que, separados, ajudassem a eleger um candidato do mesmo perfil político e ideológico serviu para aproximá-los.

– Estamos muito entrosados em termos de ideias e projetos para Cabo Frio. Mas estávamos preocupados com o peso que poderiam imputar em nós no caso do resultado trazer a mesma frustração eleitoral que o atual governo trouxe. Isso me dá um certo conforto e a ele (Rafael) também – disse Zé, afirmando conversar com o vereador todos os dias. 

Enquanto o ‘namoro’ não é oficializado, a dupla segue ampliando o arco de alianças. Rafael já anunciou ter o apoio do Podemos, da Rede Sustentabilidade, do PV e de lideranças locais do PSB; e já mostrou aproximação com colegas de Câmara, como Aquiles Barreto (Solidariedade) e Letícia Jotta (PSC). Enquanto isso, Zé amplia as conversas com diversos segmentos e lideranças comunitárias. Ele afirmou para a Folha que vai alugar uma casa em Tamoios, onde vai ficar três vezes por semana, para se inteirar dos problemas do segundo distrito.