Assine Já
segunda, 18 de outubro de 2021
Região dos Lagos
21ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
'RESSACA' PARA O GOVERNO

Projeto que impede criação de Companhia de Desenvolvimento entra em pauta nesta terça

Matéria deveria ter começado a tramitar antes do Carnaval, mas não houve quórum na sessão pré-folia

02 março 2020 - 19h36Por Rodrigo Branco
Projeto que impede criação de Companhia de Desenvolvimento entra em pauta nesta terça

Após mais de uma semana sem atividades por causa do Carnaval, a Câmara  de Cabo Frio começa a analisar nesta terça (3)  um projeto de lei que pode ter gosto de ‘ressaca pós-folia’ para o governo. Entra na pauta na sessão desta noite uma proposta de emenda supressiva do vereador Rafael Peçanha (PDT) que pede a retirada de todos os artigos referentes à criação da Companhia de Desenvolvimento de Cabo Frio (Codescaf) no projeto do Poder Executivo, que estabelece o Polo de Desenvolvimento da cidade.

A matéria entrou na pauta do que seria a última sessão antes do Carnaval, no último dia 20, mas não chegou a tramitar porque não houve quórum para os trabalhos naquela ocasião. Além da folia, na semana passada, houve ponto facultativo o que transferiu o começo da apreciação da matéria para hoje. Conforme a Folha havia antecipado, o líder da oposição questionou a necessidade da criação de uma nova companhia na estrutura do governo.

– Nós não precisamos de novas companhias, precisamos usar a estrutura que já existe na Prefeitura e já temos uma grande Secretaria de Desenvolvimento, com muitos cargos, para desenvolver Cabo Frio. Quero manifestar o nosso repúdio  à criação dessa companhia – disse Rafael, em discurso na tribuna, no último dia 18.

Por sua vez, em entrevista exclusiva para o jornal, o prefeito Adriano Moreno e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Matheus Mônica, defenderam a criação da companhia que, segundo eles, não vai onerar os cofres públicos. 
Sem citar o nome de Rafel, do Adriano chegou a dizer que a iniciativa do vereador em barrar a criação da Codescaf ocorre por “desinformação”.

– Tenho certeza que o vereador tem como meta melhorar a cidade. Mas, antes de falar as coisas, tem que se informar. Não está sendo criada outra autarquia, como a Comsercaf ou o Ibascaf, que têm gerenciamento próprio. Estamos focados na geração de emprego e renda. As empresas fugiram daqui porque os gestores passados criavam dificuldades para vender facilidades. Hoje, temos como meta criar facilidades para as empresas se instalarem aqui – disse o prefeito, na semana retrasada.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.