quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
27°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
'RESSACA' PARA O GOVERNO

Projeto que impede criação de Companhia de Desenvolvimento entra em pauta nesta terça

Matéria deveria ter começado a tramitar antes do Carnaval, mas não houve quórum na sessão pré-folia

02 março 2020 - 19h36Por Rodrigo Branco
Projeto que impede criação de Companhia de Desenvolvimento entra em pauta nesta terça

Após mais de uma semana sem atividades por causa do Carnaval, a Câmara  de Cabo Frio começa a analisar nesta terça (3)  um projeto de lei que pode ter gosto de ‘ressaca pós-folia’ para o governo. Entra na pauta na sessão desta noite uma proposta de emenda supressiva do vereador Rafael Peçanha (PDT) que pede a retirada de todos os artigos referentes à criação da Companhia de Desenvolvimento de Cabo Frio (Codescaf) no projeto do Poder Executivo, que estabelece o Polo de Desenvolvimento da cidade.

A matéria entrou na pauta do que seria a última sessão antes do Carnaval, no último dia 20, mas não chegou a tramitar porque não houve quórum para os trabalhos naquela ocasião. Além da folia, na semana passada, houve ponto facultativo o que transferiu o começo da apreciação da matéria para hoje. Conforme a Folha havia antecipado, o líder da oposição questionou a necessidade da criação de uma nova companhia na estrutura do governo.

– Nós não precisamos de novas companhias, precisamos usar a estrutura que já existe na Prefeitura e já temos uma grande Secretaria de Desenvolvimento, com muitos cargos, para desenvolver Cabo Frio. Quero manifestar o nosso repúdio  à criação dessa companhia – disse Rafael, em discurso na tribuna, no último dia 18.

Por sua vez, em entrevista exclusiva para o jornal, o prefeito Adriano Moreno e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Matheus Mônica, defenderam a criação da companhia que, segundo eles, não vai onerar os cofres públicos. 
Sem citar o nome de Rafel, do Adriano chegou a dizer que a iniciativa do vereador em barrar a criação da Codescaf ocorre por “desinformação”.

– Tenho certeza que o vereador tem como meta melhorar a cidade. Mas, antes de falar as coisas, tem que se informar. Não está sendo criada outra autarquia, como a Comsercaf ou o Ibascaf, que têm gerenciamento próprio. Estamos focados na geração de emprego e renda. As empresas fugiram daqui porque os gestores passados criavam dificuldades para vender facilidades. Hoje, temos como meta criar facilidades para as empresas se instalarem aqui – disse o prefeito, na semana retrasada.