sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Cabo Frio

Prefeitura anuncia que fechou pagamento da folha de agosto

Servidores ironizam afirmação de que calendário escalonado foi ‘antecipado’

19 setembro 2019 - 18h51
Prefeitura anuncia que fechou pagamento da folha de agosto
A Prefeitura de Cabo Frio anunciou pelas redes sociais que finalizou o pagamento da folha de agosto do funcionalismo municipal. Pelo quinto mês seguido, o depósito dos salários dos servidores foi feito de forma fracionada, sob a alegação de falta de recursos. O governo concluiu o pagamento uma semana antes do previsto pelo calendário anunciado no começo do mês.
 
O secretário de Fazenda, Clésio Guimarães Faria, negou que os R$ 12 milhões da segunda parcela de precatórios bloqueados tenha sido liberada. Ela afirmou que foram tomadas medidas internas, como adiamento de outros pagamentos e renegociação de prazos de débitos, para diminuir o atraso que, mesmo assim, chegou a 12 dias. 
 
– O dinheiro bloqueado ainda não chegou, o que houve foi engenharia financeira – comentou Clésio.
 
No comunicado divulgado pelas redes sociais, o governo municipal disse ainda que ”o prefeito Adriano Moreno esclarece que tem empenhado todos os esforços” para conseguir regularizar o pagamento da folha salarial,  e que o prefeito destaca ainda que “todos os servidores efetivos receberam no quinto dia útil do mês, como prevê a legislação e que, apesar de todas as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, honrou, inclusive, direitos trabalhistas, como a concessão do reajuste de 8% e o pagamento dos triênios”.
 
O teor do texto de divulgação do pagamento desagradou aos servidores, sobretudo da Educação, que cobram a convocação da última leva de aprovados do concurso público de 2009. A afirmação da prefeitura de que houve ‘antecipação’ do calendário foi alvo de inúmeras críticas e também de ironias, uma vez que pela Lei Orgânica, o pagamento dos salários deve ser feito até mo quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado.
Entre muitas cobranças pela convocação dos 456 aprovados restantes do concurso de 2009, houve várias queixas sobre o atraso salarial na postagem feita pela prefeitura no Facebook.
 
“Que linda conquista, Dr Adriano! Estão todos muito “felizes e gratos” por essa “gentileza” de antecipar oque já estava e ainda está atrasado!”, ironizou um servidor.
 
“Nem acredito que li isso! Deviam ter vergonha de dizer que pagar dia 18 é antecipação!”, emendou a coordenadora-geral do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe Lagos), Cíntia Pereira.