quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Política

Prefeitos se encontram com governador hoje

Encontro em Niterói faz parte de agenda estratégica para tratar dos royalties do petróleo

09 outubro 2019 - 19h55Por Rodrigo Branco
Prefeitos se encontram com governador hoje

O governador do estado, Wilson Witzel (PSC), recebe no fim da tarde de hoje, em Niterói, os prefeitos e representantes da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) para tratar da possível redistribuição dos royalties, que será votada no Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 20 de novembro.

O encontro no Palácio do Ingá servirá para alinhar as estratégias jurídicas e políticas para evitar que a liminar concedida pela ministra Carmen Lúcia na ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 4917 perca a validade e a nova partilha do recurso compensatório passe a valer. Há consenso de que a situação poderia causar quebradeira econômica das cidades e do estado do Rio, mas a confiança de que o atual sistema será mantido continua.

– A expectativa é sempre a melhor possível quando se trata de união dos prefeitos, com a representatividade da Ompetro e com o governador abraçando. Também tem a Frente Parlamentar que foi criada, então é torcer para dar certo. Tem que se pensar positivo porque se isso acontecer é a falência dos municípios é o caos não só dos municípios, como do estado do Rio – declarou o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (Republicanos).

O presidente da Ompetro, Rafael Diniz, já declarou publicamente que a organização está representada na ação que tramita no Supremo por se tratar de parte interessada.

– A Ompetro já tem defesa constituída e irá apresentar sua tese. Levaremos nossa posição ao governador Witzel para alinharmos com a que está sendo trabalhada pelo Estado e a nossa bancada no Congresso Nacional – disse Diniz, também é prefeito de Campos dos Goytacazes, a veículos de comunicação do Norte e Noroeste Fluminense.

Em outra frente, o lobby pela manutenção do atual sistema também é feito em Brasília, para onde embarcou ontem o deputado estadual Serginho Azevedo (PSL), presidente da Comissão Especial da Alerj que trata do assunto. 

– Vamos trabalhar junto aos senadores e deputados fluminenses para verificar as melhores hipóteses para trabalhar em favor do Rio – disse o parlamentar.

Esta semana, a Alerj divulgou que os parlamentares vão elaborar um relatório contendo informações sobre as consequências negativas para o Rio caso haja a redistribuição de royalties e participações especiais do petróleo por municípios e estados de todo o país. O documento será enviado até o fim do mês a representantes dos governos estadual e federal.