terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Região dos Lagos

Prefeitos e vereadores da região correm atrás de emendas em Brasília

Políticos tentam incluir recursos para Cabo Frio e Arraial no orçamento federal de 2020

11 setembro 2019 - 17h49Por Rodrigo Branco
Prefeitos e vereadores da região correm atrás de emendas em Brasília

Brasília é a ‘capital administrativa’ da Região dos Lagos nesta semana, uma vez que a Capital Federal é pouso, nesses dias, de prefeitos e vereadores de Cabo Frio e Arraial do Cabo em busca de emendas parlamentares no Orçamento da União para 2020. Além da possibilidade de driblar os alegados problemas financeiros, conseguir verbas que beneficiem os municípios é politicamente importante às vésperas de um ano eleitoral. 


Segundo a reportagem apurou, além dos recursos, o prefeito cabofriense Adriano Moreno (DEM) tenta credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) para receber cursos de Medicina na cidade. Entre as áreas que Adriano tenta verba estão Saúde, Educação, Obras e Turismo. Os três primeiros itens são o foco das maiores cobranças feitas pela população ao governo municipal. 


O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna (PRB), também cumpriu extensa agenda no Planalto Central, em especial nos gabinetes de parlamentares do Rio na Câmara Federal. Somente ontem, a agenda previa reunião com os deputados Juninho do Pneu (DEM); Lourival Gomes (PSL); Otoni de Paula (PSC) e Hugo Leal (PSD). 


Assim como no caso do colega cabofriense, Educação e Saúde, além de projetos esportivos, estiveram na pauta dos pedidos. Na terça, Renatinho esteve na Fundação Palmares, na companhia do secretário de Administração, Luiz Cláudio Leal, o Kall Alemão; e o vereador Junior Chuchu (PTB). 
– Estivemos no Ministério do Turismo, no Ministério dos Esportes e visitamos uns dez deputados do Rio, que se prontificaram a ajudar. A receptividade foi muito boa. Foi superpositivo – disse Renatinho.


Rua da Torre em pauta - A presença cabofriense em Brasília não se resume ao prefeito Adriano. Os vereadores Aquiles Barreto e Rodolfo Machado, ambos do Solidariedade, estão desde terça na capital do país tentando convencer parlamentares fluminenses a incluir verbas para Cabo Frio no Orçamento federal do ano que vem. Os dois encontraram-se com o deputado Áureo Ribeiro, presidente estadual do partido. 
Com ele, foi tratada a questão dos moradores da Rua da Torre, em Tamoios, onde os moradores estão sendo obrigados a deixar as residências por causa da proximidade da linha de transmissão. O deputado comprometeu-se a levar o assunto para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e tentar ajudar na busca de uma solução também no Congresso Nacional.


Além de Áureo, a dupla também se encontrou com deputados dos mais diversos partidos, como Felício Laterça (PSL), Doutor Luizinho (PP), Marcelo Calero (PPS), Alessandro Molon (PSB), Benedita da Silva (PT), Jandira Feghali (PC do B, Chico D’ângelo (PDT), Pedro Paulo (DEM), Soraia Santos (MDB), Otoni de Paula (PSC), Wladimir Garotinho (PSD), Gutemberg Reis (MDB) e Sóstenes Cavalcante (DEM). O objetivo é liberar emendas para as áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Segurança.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.