sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Política

PDT expõe racha que decreta saída de Rafael Peçanha do partido

Vereador diz que perdeu a confiança no partido; Bonifácio afirma estar decepcionado

26 março 2019 - 10h23
PDT expõe racha que decreta saída de Rafael Peçanha do partido

TOMÁS BAGGIO

Há tempos comentado nos bastidores, o racha interno no PDT de Cabo Frio se tornou explicito após uma entrevista do ex-prefeito José Bonifácio ao programa Sidney Marinho, da Litoral News. Bonifácio disse que o partido tentou reverter a saída de Rafael, e chegou, inclusive, a garantir que ele seria o candidato do PDT a prefeito nas eleições do ano que vem. Ouvido pela Folha, Rafael confirmou ter recebido o convite, mas disse que não acreditou que a promessa seria cumprida.

Apesar de ter confirmado que irá sair do PDT, Rafael Peçanha disse que ainda não escolheu em qual partido irá se filiar.

– Pelo fato de na eleição suplementar (do ano passado) eu também ter sido pré-candidato, e, no final das contas, o PDT ter optado pela composição com o Adriano, o que só não aconteceu porque o Adriano rejeitou um acordo com o PDT, e pelo fato de eu ser líder da oposição e membros do partido serem secretários com Adriano, eu tenho dificuldade de me sentir seguro no partido, mesmo havendo uma fala de que eu seria o candidato da legenda. Hoje o projeto de cidade que o PDT tem é diferente do meu. A gente não tá aqui pra condenar ninguém, nem a opção do partido. A gente tá aqui pra dizer que discorda dos caminhos que o PDT tem tomado, por isso estamos pedindo pra buscar um novo caminho. Acho que isso não é uma afronta, não é um desrespeito, é simplesmente o desejo de ser sincero, jogar limpo e ter um outro caminho – disse Rafael, que ficou em terceiro lugar nas eleições suplementares do ano passado, com 14.113 votos, e desde o término do pleito manifestou a intenção de voltar a se candidatar a prefeito nas eleições municipais do ano que vem

Segundo José Bonifácio, para não depender da abertura da janela de transferência entre partidos, e não ser enquadrado na infidelidade partidária, correndo o risco de perder o mandato de vereador, Rafael Peçanha solicitou ao partido uma carta de anuência para deixar a sigla, o que foi negado.
A gente falou pra ele que, se déssemos a carta de anuência, ele poderia dizer que a gente estava querendo se livrar dele. Então não aceitamos - disse Bonifácio.

O ex-prefeito se disse decepcionado, especialmente com o motivo alegado por Rafael para deixar o partido.

– Eu realmente me decepcionei por ele, que é uma pessoa com uma história dentro do PDT, ter dito para que o motivo principal de estar deixando o partido seria migrar para um partido de centro para se aproveitar da ‘onda Bolsonaro’ – contou Bonifácio.
Sobre isso, Peçanha disse que, de fato, pretende dialogar com o eleitorado de centro no espectro político, mas afirmou que, para isso, não precisa, necessariamente, estar em um partido conservador.

– Eu sou um politico progressista e tenho mostrado isso ao longo do meu mandato. Tenho, sim, o desejo de dialogar com todas as tendências politicas, para que possamos superar qualquer disputa ideológica, porque Cabo Frio precisa avançar. precisa estar acima dessas disputas. Mas não há definição no que se refere à migração partidária. Não estamos pensando para onde vamos, estamos pensando e desejando fazer uma saída legal, diplomática e democrática do PDT – alegou o vereador.

Bonifácio pré-candidato

Na mesma entrevista, José Bonifácio confirmou que é pré-candidato a prefeito pelo PDT, mas disse que isto só foi colocado após Rafael confirmar que está de saída do partido. Disse ainda que sua prioridade é cuidar do tratamento de um câncer no pâncreas. Contou que fez uma cirurgia recentemente e garantiu que só irá manter a possibilidade de ser candidato se estiver totalmente recuperado nos próximos meses.

– Após o Rafael dizer que iria sair do partido, nos reunimos e foi colocada a possibilidade da minha candidatura. Chegamos a falar também com o Janio, mas ele entende que não é o momento, pretende se recolher um pouco. Pela votação que tive como candidato a senador (mais de 28 mil votos somente em Cabo Frio e mais de 300 mil em todo o estado), essa condição (de pré-candidato a prefeito) acabou acontecendo. Mas eu já deixei bem claro que isso só poderá acontecer após finalizar o meu tratamento de saúde. Tive um tumor no pâncreas e fiz uma cirurgia recentemente. Agora terei que fazer sessões de quimioterapia. Estou muito bem e minha esperança é de cura completa ao final do tratamento. Então, até outubro, minha única preocupação é com a saúde. Se der tudo certo, depois iremos repercutir a situação política e considerar essa possibilidade da candidatura – disse José Bonifácio.