sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ELEIÇÕES 2020

Paulo Roberto: "Estaremos deixando um legado para uma cidade realizando os anseios da população"

Folha realiza bateria de entrevistas dos candidatos às eleições majoritárias de São Pedro da Aldeia

04 novembro 2020 - 13h00Por Julian Viana

Paulo Roberto Jesus da Silva, do Patriota, diz em entrevista à Folha que, se eleito prefeito de São Pedro da Aldeia, deixará um legado baseado na realização dos anseios da população. “O nosso objetivo principal é restaurar e aprimorar a qualidade de vida em nossa cidade”. O candidato tem 53 anos de idade e é Comandante de Navio - Oficial da Marinha Mercante. Confira a entrevista na íntegra.

Folha dos Lagos – Por que deseja ser Prefeito? Qual legado quer deixar para a cidade?

Paulo Roberto – O nosso objetivo principal é restaurar e aprimorar a qualidade de vida em nossa cidade por meio de uma administração moderna, transparente e, acima de tudo, capaz de promover o desenvolvimento sustentável com todo nosso projeto. Estaremos deixando um grande legado para uma cidade realizando os anseios da população.

Folha dos Lagos – Como retomar o desenvolvimento, gerando emprego e renda, após um cenário de pandemia?

Paulo Roberto – Visando as perdas nas vagas de trabalho e assim o desemprego no município de São Pedro da Aldeia aumentando, devemos tomar atitudes rígidas para aumentar as receitas do município e assim garantir a sobrevivência do empreendedorismo da cidade. Podemos citar os projetos: Criação de feiras drive-thru de produtores rurais; Projetos de capacitação dos trabalhadores para uma retomada gradativa da economia; Criação de um centro de apoio aos autônomos e empresários; A reestruturação do turismo após pandemia; Criação de um plano emergencial da agricultura familiar. Podemos salientar que todos esses projetos visam o crescimento da economia municipal e tendo uma superação pós pandemia.

Folha dos Lagos – Os municípios da região tiveram índice baixo no Ideb. Como mudar esse cenário? Quais seus planos para a Educação?

Paulo Roberto – Visando o aumento do Ideb, estaremos criando um projeto de valorização dos professores – tanto contratados como efetivos. Estaremos revisando plano de salário retorno de incentivo aos professores como prêmio de educação; criação do projeto da sala de recurso multidisciplinar, que vem atingir tanto o corpo docente e o corpo discente. [Implantaremos o] projeto meritocracia para as escolas que aumentarem seu Ideb. Também visaremos a diminuição da evasão escolar; a volta aos jogos estudantis, com parceria das secretarias de educação e esporte; distribuição de uniformes escolares; melhoria da informatização das escolas. O grande projeto é a criação das escolas cívico militar.

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para a Saúde?

Paulo Roberto –
Saúde é o nosso maior bem. Implantar atendimento eficiente, humanizado e acolhedor com ênfase na saúde básica e preventiva é fundamental. Nosso compromisso é aprimorar o sistema do programa médico da família; informatizar o sistema de dados únicos, para que o prontuário médico do paciente esteja disponível em todas as unidades de saúde de São Pedro da Aldeia; implementação de uma rede capaz de atender as demandas de saúde mental; melhorar o desempenho do programa de saúde para o idoso e portadores de necessidades especiais; criar sistema de avaliação periódica dos postos de saúde e hospitais; criação de um sistema de comunicação via SMS para os pacientes não perderem a consulta; renovação da frota das ambulâncias municipais; desenvolver o plano de cargos e salários a todos os funcionários da saúde e criação de uma linha de saúde rural, focada nos problemas de quem trabalha no campo.

Folha dos Lagos – Quais as principais políticas que serão adotadas para o Turismo?

Paulo Roberto – Em São Pedro da Aldeia, o turismo é pouco explorado. Temos uma vocação natural para o turismo religioso, ambiental e a nossa maravilhosa laguna. Devemos então: Criar um mapa turístico para visitantes; Aumentar a divulgação dos pontos turístico da Zona Rural e da Zona Urbana; Incentivo ao turismo rural com o melhoramento do Polo Rural de São Pedro da Aldeia, trazendo novidades, tais quais: Leilões de animais, eventos Country e a ampliação dos eventos comemorativas do Polo Rural; Criação de quiosques das praias de São Pedro para fomentar o fluxo de turismo; Criação de um museu itinerante em um barco apropriado, para levar toda a história de pesca artesanal e dos primeiros colonizadores; Criação de eventos culturais, gospel e peças teatrais. 

Folha dos Lagos – O que o candidato pensa em relação a políticas afirmativas para mulheres, negros e LGBTs?

Paulo Roberto – Na nossa visão, estaremos sempre implementando a união das raças [e] visando a não discriminação. Todos são pessoas de direito e, como pessoas, devem ser tratadas como seres humanos, independente de raça, credo e sexualidade. 

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para o Esporte?

Paulo Roberto –
O esporte socializa e educa. A prática desportiva, além de saudável, promove junto a formação do caráter [e] o desenvolvimento das relações sociais de forma divertida. Proporcionar meios e inventivos não pode faltar num plano de governo voltado para a melhoria da qualidade de vida. Para tanto, [irei promover a]: Implementação de escolinhas de diversas modalidades esportivas nos bairros; Inserir o esporte nas escolas públicas, com a finalidade de diminuição da evasão escolar; Reforma das quadras das escolas e praças municipais; Incentivo a realização de competições amadoras de várias modalidades; Criação de áreas de lazer nas praças públicas; Incentivo a volta dos jogos escolares estudantis; Fortalecimento de parcerias com a iniciativa privada para implementação de aulas esportivas. Através do incentivo privado, [também irei] investir em esportes náuticos como remo; barco a vela e windsurf, aproveitando assim a laguna, lugar propício para tais esportes.

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para a Cultura?

Paulo Roberto –
A cultura demonstra o que somos e auxilia na escolha de onde pretendemos chegar. Cuidar do patrimônio histórico é cuidar da nossa história. São Pedro da Aldeia possui muita história, porém poucas pessoas conhecem. Desta forma, pretendemos: Inventariar todo o acervo público municipal; Fiscalizar a utilização do patrimônio municipal tombado; Ampliar a biblioteca municipal; Promoções de festivais de músicas e populares com artistas locais e gospel; Valorização da história do município; Criar o programa “Família na praça’’.

Folha dos Lagos – Quais os projetos do candidato para qualificar e ampliar a atuação da Guarda Municipal na Segurança Pública?

Paulo Roberto – De acordo com o artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é dever do estado brasileiro, direito e responsabilidade de todos. Ou seja, é uma responsabilidade compartilhada entre os governos federal, estadual e municipal. E todo gestor municipal tem o dever de promover a segurança de seu município em parceria com os órgãos competentes. [Irei:] Promover encontros e debates da população aldeense junto aos órgãos de segurança estaduais e municipais; [Elaborar um] plano de cargo de salário da Guarda Civil Municipal; Cursos e treinamentos para melhoria da guarda civil municipal; Criação de uma base para guarda civil municipal, que atenda a demanda dos seus componentes; Criação de um novo processo seletivo para o aumento do efetivo; Criação de um grupo especializado para rondas escolares.

Folha dos Lagos – Quais as prioridades em relação à infra-estrutura da cidade?

Paulo Roberto –
Investimento em infraestrutura são essenciais para a volta do crescimento. Gestão responsável dos recursos próprios, fortalecimento das parcerias com os governos federal e estadual, assim como com a iniciativa privada e convênios com outros municípios da região irão suprir os recursos necessários para as obras de infraestrutura e tornar o município capaz de suportar com tranquilidade os desafios que, por ora estão suspensos, mas que, com certeza, ainda estão por vir. [As] sugestões de infraestruturas [são]: Pavimentação de ruas e avenidas – melhoria da malha viária que facilitará a vinda de novas empresas para o município; Acesso a água e saneamento aos moradores; Reformas e construções de praças públicas; Criação de ciclo vias.

Folha dos Lagos – Quais as principais políticas que serão adotadas em relação ao Meio Ambiente? Especificamente sobre a Lagoa de Araruama, quais as ações viáveis para revitalização da lagoa?

Paulo Roberto – Cuidar no meio em que vivemos é um dever de todos, e para tal devemos realizar: Criação de um projeto de arborização urbana; Melhorias do plano de saneamento; Promoção da Cultura de preservação do meio ambiente urbano; Criação de um centro de reciclagem e fomento de projeto para a coleta seletiva. Para a nossa Laguna [temos como proposta]: A implantação da ligação do cinturão de colhimento dos esgotos para tratamento; Incentivar a criação do concelho intermunicipal do meio ambiente com os municípios que são banhados pela laguna; Visar a abertura de um novo canal para a renovação e oxigenação das águas e para a biodiversidades. 

Folha dos Lagos – De que maneira o município pode ser mais independente dos repasses dos royalties? Como enxerga um cenário caso o regime de partilha dos royalties seja alterado no STF?

Paulo Roberto – Visando a perda ou a diminuição dos royalties, para o município de São Pedro da Aldeia, devemos tomar atitudes austeras para aumentar as receitas do município e criar uma total independência, podemos citar os projetos: Trazer novas indústrias para o município; Criar incentivos para pequenas e medias empresas; Projetos de qualificações profissionais para os aldeenses; Criação de um centro de apoio ao emprego; Incentivo ao turismo; Criação de um projeto de agricultura familiar. Podemos salientar que todos esses projetos, entre outros, visam o crescimento da arrecadação municipal e criando uma total independência dos royalties.