terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MAIS UMA TROCA

Nomeação de Iranildo Campos para a Saúde causa surpresa em Cabo Frio

Ex-deputado estadual é policial reformado e entra no lugar de Carlos Ernesto

07 fevereiro 2020 - 20h43Por Redação

A notícia de que o secretário de Saúde de Cabo Frio, Carlos Ernesto Dornellas, pegou de surpresa o meio político da cidade, nesta sexta-feira (7). A prefeitura ainda não fez o anúncio oficial, mas o substituto está escolhido: o ex-deputado estadual Iranildo Campos, que confirmou a notícia durante entrevista na Rádio Litoral. 

Iranildo será o quarto secretário de Saúde em um ano e meio da gestão Adriano Moreno (DEM) e o primeiro a não atuar na área médica. O ex-parlamentar é advogado e policial militar da reserva, mas já teve experiência na pasta, em São João do Meriti, na Baixada Fluminense, em 2001 e 2009.

Apesar disso, segundo informações de bastidores, a indicação de Iranildo para o cargo tem o dedo do governador Wilson Witzel (PSC), que tem Adriano como aliado. A entrada do ex-deputado precipitou a saída de Carlos Ernesto, que, segundo interlocutores, vinha anunciando a decisão de concorrer ao cargo de vereador em outubro.

A decisão política, em detrimento da promessa de campanha de Adriano de nomear um secretariado técnico, deu munição aos opositores. O líder da oposição na Câmara, vereador Rafael Peçanha (PDT), criticou a decisão e a relacionou ao fato de o governo ter conseguido aprovar, no apagar das luzes do ano passado, um projeto de lei que permite a gestão da saúde municipal por organizações sociais (OSs). O modelo é usado na prefeitura do Rio, que enfrenta um colapso na sua rede de Saúde.

A lei foi sancionada esta semana com o número nº 3.148/2020. Rafael anunciou que vai investigar o caso.

– A recente nomeação do novo secretário de saúde de Cabo Frio parece apontar para um conluio político-eleitoral entre o prefeito, o governador e a máfia das OSs no estado do Rio de Janeiro. Declaro à população de Cabo Frio que votei contra o projeto do governo que permite essa prática na nossa cidade. A partir de hoje, estarei coletando todos os dados sobre essa barganha eleitoreira com dinheiro do povo e às custas do sucateamento ainda maior do que já é muito ruim: a saúde de Cabo Frio. São vidas humanas se perdendo por causa da ganância dessa gente. Estarei na luta contra esse absurdo até o fim – prometeu.