sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Cabo Frio

Ministério Público Federal cobra explicações da Câmara de Cabo Frio

Procurador quer saber de projeto que impede uso de banheiro por identidade de gênero

27 setembro 2019 - 20h09
Ministério Público Federal cobra explicações da Câmara de Cabo Frio

O Ministério Público Federal (MPF) em São Pedro da Aldeia pediu explicações para a Câmara de Cabo Frio sobre o andamento do projeto de lei nº 0242/2019, que proíbe o uso de banheiros, vestiários e demais espaços segregados nas escolas públicas e privadas de ensino básico, de acordo com a identidade de gênero.  

No documento assinado pelo procurador da República Leandro Mitidieri Figueiredo, o MPF pede que seja informado imediatamente, caso a matéria, de autoria do vereador Vaguinho Simão (PPS), seja aprovada, para na análise do teor e da possibilidade de representação à Procuradoria-Geral da República, quanto à constitucionalidade.

A própria iniciativa do MPF foi uma resposta a uma representação por crime de homofobia feita pela diretora do Núcleo Trans do Grupo Iguais, Monique Monteiro. 

“O autor desconhece a exclusão, o bullying e o preconceito que sofremos historicamente no convívio familiar, no ambiente escolar e na vida em sociedade, e com sua iniciativa, totalmente inconstitucional, tenta colocar-nos mais ainda às margens da sociedade”, disse Monique, em postagem nas redes sociais. 
O projeto está na Comissão de Constituição e Justiça, que tem 15 dias para dar um parecer. Pelas redes sociais, o vereador manifestou-se contra o que chamou de ‘ativismo judicial na questão’ e de ‘usurpação por parte do poder Judiciário das prerrogativas do poder Legislativo’.

 

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 29 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições na porta de casa, de terça a sábado. Ligue já: (22) 2644-4698. *Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.