Assine Já
domingo, 01 de agosto de 2021
Região dos Lagos
19ºmax
14ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 46303 Óbitos: 1873
Confirmados Óbitos
Araruama 11418 357
Armação dos Búzios 5492 58
Arraial do Cabo 1574 87
Cabo Frio 12663 757
Iguaba Grande 4763 115
São Pedro da Aldeia 6144 273
Saquarema 4249 226
Últimas notícias sobre a COVID-19
MUDANÇAS NA ARTICULAÇÃO

Miguel Alencar retorna à Câmara e Matheus Mônica assume Secretaria de Governo

Vereador do DEM reassume a liderança do governo Adriano no Legislativo de Cabo Frio

06 abril 2020 - 13h50Por Rodrigo Branco

A articulação política do governo Adriano, em Cabo Frio, tem mudanças a partir desta segunda-feira (6), mesmo em meio à crise do novo coronavírus. O vereador Miguel Alencar (DEM) retoma uma cadeira na Câmara Municipal e, no seu lugar, assume Matheus Mônica, na secretaria de Governo. Matheus era responsável pela pasta do Desenvolvimento Econômico, além de fazer parte do Gabinete de Crise de combate ao Covid-19.

A volta de Miguel ao Legislativo ocorre em função da legislação eleitoral, que impõe a desincompatibilização de cargos públicos no Executivo de pré-candidatos, seis meses antes da eleição. Mesmo com a epidemia de coronavírus, a Justiça Eleitoral manteve o calendário, que tem o pleito para prefeitos e vereadores marcado para 4 de outubro.

Miguel volta à Câmara na função de líder do Governo da Casa, que já desempenhou duas vezes, uma na gestão Marquinho Mendes (2017-2018) e a última, já no atual mandato de Adriano. Miguel estava na Secretaria de Governo desde março do ano passado, após substituir Duca Monteiro no cargo. A liderança da bancada da situação vinha sendo ocupada pelo vereador Guilherme Arão (PRTB) e a vaga de Miguel pelo vereador Nenel do Jardim (Pros), que se elegeu pelo PPS EM 2016.

Matheus: “Momento é de união”

O novo secretário de Governo falou com a Folha sobre a responsabilidade de assumir em meio a uma crise de saúde pública global, com consequências locais. Matheus Mônica espera ampliar o diálogo com todas as esferas da sociedade.

– Desde que começou essa questão da pandemia, tenho estado junto com Adriano e com os companheiros das secretarias envolvidas, no Gabinete de Crise. É um desafio, um momento ímpar nunca vivenciado pela nossa geração. Acho que a ida do Miguel para a Câmara, uma pessoa que vivenciou de perto as dificuldades do Executivo nesses dias, vai facilitar a interlocução com a Câmara. Acho que é um momento de união, os Poderes têm que se unir e a sociedade tem que se unir. Nenhuma decisão é fácil de ser tomada – afirmou Matheus.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.