quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
ELEIÇÕES 2020

Marcelo Magno: "Tenho o sonho de ver uma cidade mais segura, com saúde e educação"

Folha realiza bateria de entrevistas dos candidatos às eleições majoritárias de Arraial do Cabo

30 outubro 2020 - 10h00Por Julian Viana

Marcelo Magno, do Solidariedade, diz em entrevista à Folha dos Lagos que, se eleito prefeito de Arraial do Cabo, irá levantar a cidade pelo que ela representa e merece. “O legado que quero deixar é de um gestor que seja reconhecido como alguém que fez o melhor por sua cidade, seus moradores e visitantes”. O candidato tem 46 anos e é formado em administração de empresas. Confira a entrevista na íntegra.

Folha dos Lagos – Por que deseja ser Prefeito? Qual legado quer deixar para a cidade?

Marcelo Magno – Como morador de Arraial do Cabo, nascido e criado aqui, tenho o sonho de ver uma cidade mais segura, com saúde e educação, além dos demais serviços públicos funcionando corretamente. Vou levantar essa cidade pelo que ela representa e merece como uma das cidades mais antigas do Brasil e rica em história.
O legado que quero deixar é de um gestor que seja reconhecido como alguém que fez o melhor por sua cidade, seus moradores e visitantes.  

Folha dos Lagos – Como retomar o desenvolvimento, gerando emprego e renda, após um cenário de pandemia?

Marcelo Magno –
 A retomada do desenvolvimento é um processo complexo e gradativo. Precisamos incentivar a mola propulsora do município que é o Turismo. Esse retorno não será da forma que imaginamos em um cenário anterior à pandemia. Porém, estamos nos preparando para isso. Para tanto, vamos fomentar a atividade turística com mais organização, com foco em um trânsito mais organizado para melhorar a mobilidade, com sinalização viária e gestão junto à Guarda Municipal para melhor atuação no trânsito.

Folha dos Lagos – Os municípios da região tiveram índice baixo no Ideb. Como mudar esse cenário? Quais seus planos para a Educação

Marcelo Magno – É preciso pensar a Educação com olhar no futuro. Nossas crianças precisam ter uma educação de melhor qualidade e os professores com mais qualificação e valorização dos profissionais por meio de uma formação continuada, com cursos de capacitação, por exemplo. Temos que pagar certo e em dia, mas precisamos valorizar por meio de capacitação. Precisamos mudar a metodologia de aprovação automática que hoje é feita de forma equivocada na nossa opinião. Isso faz uma maquiagem nos verdadeiros índices do IDEB no município. Uma de nossas principais metas é criar a Casa da Educação, como forma de proporcionar um espaço voltado para os professores e o desenvolvimento profissional deles.
Nossos alunos também precisam ser melhor preparados para um futuro que terá mais oportunidades. Uma educação de base é importante para jovens mais qualificados no futuro.

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para a Saúde?

Marcelo Magno –  A Saúde é para todos. Um direito de toda população e de quem visita nosso município. Precisamos melhorar o atendimento no Hospital e investirmos nas unidades que ficam nos distritos, que são os mais afetados com a falta de médicos e exames. Precisamos hoje do básico que não temos, como remédios, médicos, etc.

Folha dos Lagos – Quais as principais políticas que serão adotadas para o Turismo?

Marcelo Magno –
O Turismo é nossa vocação primeira. Por isso precisamos fomentar os eventos, com um calendário anual e valorização da cultura local. Assim, vamos fazer com que os turistas e visitantes tenham desejo de retornar à nossa cidade, além de divulgar nossas belezas e hospitalidade. A mobilidade é algo que temos que evoluir bastante para alavancar o acesso dos turistas. Além disso é preciso reunir todos os envolvidos com a economia de Arraial para uma conversa franca a fim de melhorar a convivência entre pescadores, barqueiros, donos de pousadas e afins. Cada grupo específico estará sendo ouvido e juntos vamos buscar soluções para a cidade. O Turismo precisa evoluir e buscar ser atrativo para que os visitantes retornem.

Folha dos Lagos – O que o candidato pensa em relação a políticas afirmativas para mulheres, negros e LGBTs?

Marcelo Magno –
Vamos ouvir a todos. Nosso governo não fará distinção e teremos o gabinete aberto para políticas de inclusão e promoção de ações que dignifiquem a todos.

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para o Esporte?

Marcelo Magno – Vamos investir em esportes náuticos, uma vez que nossa cidade é presenteada por Deus por uma Lagoa fantástica e o mar também. Nossa meta é criar escolinhas para que tenhamos a observação de possíveis destaques. Assim poderemos incentivá-los por meio de uma bolsa esporte. Já tivemos campeonatos mundiais de kitesurf aqui em Arraial e por falta de apoio não existem mais. Vamos firmar parcerias para que campeonatos assim voltem a acontecer. Queremos incentivar também o paraesporte aqui em Arraial, algo que é voltado para as pessoas com deficiência. Um público que normalmente é deixado em segundo plano pelos governantes. Em nossa gestão, vamos ter uma política pública voltada para essas pessoas que contribuem para a sociedade, mas que não tem o retorno dos entes públicos.

Folha dos Lagos – Quais as principais propostas para a Cultura?

Marcelo Magno – Nosso objetivo é incentivar ao máximo a divulgação e valorização da cultura cabista. Para isso vamos divulgar de forma consistente nossas tradições. Precisamos evitar que nossa cultura se perca com os mais idosos.  

Folha dos Lagos – Quais os projetos do candidato para qualificar e ampliar a atuação da Guarda Municipal na Segurança Pública?

Marcelo Magno –  Vamos valorizar nossa Guarda Municipal, com uma base específica para ela. Também buscaremos implantar uma central de monitoramento que possa ajudar no trabalho de segurança pública e auxiliar no trânsito. Câmeras de observação na cidade estão em nossa proposta de trabalho, além da busca de recursos para melhor equipar a GM.

Folha dos Lagos – Quais as prioridades em relação à infra-estrutura da cidade?

Marcelo Magno –
Além de cuidar da área central, vamos ter um olhar diferenciado para os nossos distritos. Falta praticamente tudo lá. Um abandono total do último governo. Vamos dotar de infra-estrutura esses locais, inclusive buscando convênio com o Estado do Rio para a manutenção da estrada que é de jurisdição do DER.

Folha dos Lagos – Quais as principais políticas que serão adotadas em relação ao Meio Ambiente? Especificamente sobre a Lagoa de Araruama, quais as ações viáveis para revitalização da lagoa?

Marcelo Magno –  Minha parte vou fazer. Mas precisamos conversar e buscar integração com os outros prefeitos no entorno. A Lagoa é uma área maravilhosa. Precisamos cobrar da Prolagos que faça a sua parte na questão do saneamento. Vamos fiscalizar e buscar soluções porque a Lagoa sobreviva com toda sua imponência.

Folha dos Lagos – De que maneira o município pode ser mais independente dos repasses dos royalties? Como enxerga um cenário caso o regime de partilha dos royalties seja alterado no STF?

Marcelo Magno –
 Não vamos nos antecipar a qualquer possibilidade futura de redistribuição até porque isso ainda não é concreto. O que precisamos é aproveitar os royalties e nos prepararmos para quando esses recursos finitos acabarem. Vamos investir pesado no Turismo, uma vez que entendemos que essa é nossa principal vocação econômica.

Folha dos Lagos – Quais os planos para a operação do Porto do Forno?

Marcelo Magno –
Hoje, o Porto do Forno está totalmente inoperante. Quando ele estava com suas licenças em dia, havia movimentação local de sal e malte, troca de turma, rancho. Além disso, o porto dava todo apoio à parte offshore. Tudo isso era para estar acontecendo, mas as licenças não foram renovadas por falta de uma gestão. O que precisamos é levantar as pendências e voltar a funcionar como sempre foi, acertando a situação dos trabalhadores e retomar.