Assine Já
terça, 26 de outubro de 2021
Região dos Lagos
22ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52431 Óbitos: 2149
Confirmados Óbitos
Araruama 12371 441
Armação dos Búzios 6530 72
Arraial do Cabo 1736 92
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6985 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
CABO FRIO

Governo de Cabo Frio tenta empréstimo para o 13º em dia de protesto

Secretário de Fazenda busca liberação de recursos de última hora no Banco do Brasil

19 dezembro 2019 - 20h30Por Redação
Governo de Cabo Frio tenta empréstimo para o 13º em dia de protesto

A data-limite para o pagamento do décimo terceiro salário é nesta sexta-feira (20), mas não há qualquer garantia de que a Prefeitura de Cabo Frio cumprirá a obrigação no prazo legal. Aliás, sequer a folha de pagamento do mês de novembro foi concluída. Apenas quarta (18), por exemplo, foram pagos os contratados da Educação. Contudo, o secretário municipal de Fazenda, Clésio Guimarães Faria, não descartou a possibilidade e disse para a reportagem da Folha que está buscando diversas alternativas para viabilizar o pagamento nas próximas horas. 

Clésio reuniu-se na quinta (19) à tarde no Banco do Brasil, na tentativa de conseguir a liberação de recursos a serem pagos com a garantia das parcelas trimestrais dos royalties do petróleo, possibilidade levantada há mais de um mês. O secretário também tenta uma ajuda do governo estadual de última hora ou até mesmo a entrada da cota mensal de royalties para honrar o compromisso. Um fio de esperança para os servidores.

– Estou esperançoso, mas só vamos poder dizer alguma coisa amanhã (sexta-feira) cedo. Estamos atirando para todo lado, tentando viabilizar isso. Se não conseguir tudo, eu creio que alguma coisa vai ser paga. Estamos tentando o máximo – afirma Clésio.

Irritados com a falta de perspectivas concretas, servidores da Educação fizeram nesta quinta (19) uma manifestação batizada de ‘Ceia da Miséria’, na porta da sede do governo municipal. Foram afixados cartazes e estendida uma faixa na escadaria para cobrar uma resposta positiva do prefeito Adriano Moreno (DEM). Pão e água foram usados para representar um anunciado Natal de ‘vacas magras’ do funcionalismo. 

Uma comissão tentou ser recebida pelo prefeito ou pelo secretário de Governo, Miguel Alencar, mas até o fechamento desta edição, não foi informado se conseguiram falar com ele. 

Arraial promete pagar até dia 31

 A situação nos municípios vizinhos a Cabo Frio varia, mas nenhum deles está com dinheiro sobrando. Em São Pedro da Aldeia, o direito trabalhista foi pago em cota integral na semana passada.

Em Búzios, onde o prefeito André Granado (MDB) queixou-se recentemente da falta de recursos, a assessoria de comunicação informou que a previsão é que a segunda parcela do décimo terceiro será paga ‘a partir de hoje (sexta-feira)’. A primeira parte já havia sido depositada em junho. 

A situação de Arraial é mais complicada. O pagamento no município foi fracionado e, segundo a prefeitura, apenas concursados, efetivos e servidores da Educação já receberam. Quanto aos demais, o governo municipal disse que ‘está trabalhando para pagar o quanto antes’, com prazo até o próximo dia 31.

 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.