segunda, 29 de abril de 2024
segunda, 29 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ELEIÇÃO 2024

Destino político de Marquinho, ex-prefeito de Cabo Frio, depende de votação das contas na Câmara

Legislativo diz que ainda não há previsão de colocar o assunto em pauta

26 maio 2023 - 08h30Por Redação
Destino político de Marquinho, ex-prefeito de Cabo Frio, depende de votação das contas na Câmara

Faltando menos de um ano e meio para as eleições municipais de 2024, o ex-prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes ainda aguarda que a Câmara de Vereadores vote as contas dele, de 2018, para saber se estará realmente apto a concorrer, mais uma vez, ao cargo de chefe do Executivo municipal. Prefeito por três vezes, Marquinho teve as contas de 2018 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pode se tornar inelegível se os vereadores cabo-frienses seguirem os votos dos desembargadores, conforme ocorreu com as contas de 2017, rejeitadas nas duas instituições.

Em entrevista concedida esta semana em um podcast, Marquinho Mendes disse que está tranquilo com relação a essa votação e anunciou, mais uma vez, que é pré-candidato à prefeitura no ano que vem.

– Sou pré-candidato sem qualquer processo que me leve à inelegibilidade em 2024. Quem quiser me derrotar, terá que fazer isso nas urnas, porque processo eleitoral contra mim não existe mais. O próprio Carlos Magno (advogado) me encontrou esta semana na rua e falou que não tenho mais nenhum processo que me impeça de concorrer. A Câmara de Cabo Frio ainda tem minhas contas para votar, mas pela lei aprovada pelo ex-presidente Bolsonaro, é preciso haver dolo para que seja rejeitada, e isso não existe. Então, mesmo que os vereadores rejeitem minhas contas, eu vou concorrer porque não há nenhuma prova de que houve dolo por minha parte – explicou o ex-prefeito.

Em nota à Folha, a Câmara de Cabo Frio informou que “compreende a importância da votação das contas dos gestores públicos e está empenhada em regularizar o devido julgamento”, mas ainda não há data para o assunto entrar em pauta. A nota diz também que “todos os compromissos da Casa Legislativa serão executados até o término desta legislatura”.

BONIFÁCIO E ADRIANO TÊM CONTAS APROVADAS

Embora não tenha previsão para votar as contas de 2018 de Marquinho Mendes, a Câmara de Cabo Frio votou, e aprovou esta semana, as contas de 2021 do prefeito José Bonifácio (foram 15 votos a favor e dois contra). As contas de 2020 do ex-prefeito Adriano Moreno também foram apreciadas (no último dia 18) e aprovadas por 13 a 4.

As contas de Bonifácio também já haviam sido aprovadas pelo TCE no ano passado, diferente das contas de Adriano: o documento do tribunal alega que foram registradas “graves infrações às normas legais” e “identificadas, inicialmente, seis irregularidades pelo corpo instrutivo e sete pelo Ministério Público Estadual”.