Assine Já
quinta, 28 de outubro de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
CONTATO RESTRITO

Coronavírus reduz ritmo das atividades políticas

Vereadores acreditam que período de pandemia pode influenciar a corrida eleitoral

19 março 2020 - 13h28Por Rodrigo Branco

A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de todos os campos de atividade, inclusive, a política. Como as ações das autoridades priorizam o combate à disseminação da doença, outros assuntos e até mesmo, a corrida eleitoral, estão em segundo plano, no momento.

Contudo, a situação se complica para aqueles que pensam em se filiar ou mudar de partido, uma vez que, até o fechamento desta edição, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) manteve o prazo de fechamento da ‘janela partidária’ para o dia 4 de abril. Em Cabo Frio, até o momento, apenas o vereador Jefferson Vidal se movimentou, despedindo-se do PSC para se filiar ao Avante. Com as restrições impostas pelos governos estadual e municipal para o contato com o público, os acertos deverão se limitar aos meios digitais, como o WhatsApp.

– O impacto é grande, especialmente porque estamos no mês de janela partidária e perto do prazo final de filiações. Havia um ritmo mais intenso de reuniões partidárias que terá de ser interrompido. Mas tudo isso é pequeno diante da urgência de preservar a vida humana, é preciso priorizar a prevenção. De minha parte, a equipe vai adotar as medidas preventivas de higiene e vamos evitar aglomerações e reuniões – anunciou o líder da oposição, vereador Rafael Peçanha, que está de malas prontas para deixar o PDT rumo ao PSB.

A colega de plenário, Letícia Jotta concorda. Para ela, em tempos de prevenção, a forma de fazer política neste momento fica restrita.

– Impacta em tudo. Porque, em ano de eleição, se fala a todo momento que não pode aglomerar, não pode abraçar, não pode beijar, não pode ficar menos de um metro e meio. Como vai conversar, ter esse contato, porque a política é de contato, de reuniões e de aglomeração – pondera Letícia, prestes a trocar o PSC pelo PSB.

Para Aquiles Barreto, é difícil saber qual a interferência da pandemia no processo eleitoral. Mas ele admite que, se as previsões de quatro meses para normalização do quadro, as mesas adotadas na Europa, vigorarem no Brasil, haverá consequências na campanha para as eleições municipais. Sobre a paralisação dos trabalhos legislativos em Cabo Frio, ele se disse favorável.

– A população na região ainda não se ateve ao chamamento do governador e das prefeituras. É importante a gente fazer um movimento contrário – avalia Aquiles, de saída do Solidariedade, e que tem as portas abertas para ingressar no PT.

Além da Câmara de Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo já anunciaram a suspensão das atividades legislativas e do atendimento ao público. O Legislativo de São Pedro da Aldeia manteve as sessões do plenário, mas restrita aos vereadores, assessores e funcionários da Casa. Na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), as atividades continuam normalmente.

TRE-RJ suspende atendimento externo


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro decidiu suspender o expediente regular em todo Tribunal, inclusive nas zonas eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor, até o dia 31 de março deste ano para tentar conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19). As secretarias do Tribunal vão funcionar em regime de plantão presencial, com a quantidade mínima de servidores, das 12h às 16h, mas apenas para realização de serviço interno. Os cartórios eleitorais podem seguir o mesmo modelo de plantão, em caso de existência de serviço urgente e inadiável.

O atendimento a eleitores, advogados e representantes de partidos políticos ficará restrito à Central de Atendimento Telefônico, pelo número (21) 3436-9000, também entre 12h e 16h. Os serviços ao eleitor disponíveis no sítio eletrônico do Tribunal (www.tre-rj.jus.br) continuarão em funcionamento normal. Os servidores que estiverem dispensados do serviço presencial vão ficar à disposição para eventual convocação para comparecer ao trabalho ou para realizar tarefas remotamente, de acordo com a necessidade do serviço.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.