quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
25°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
galpão do sal

CCJ da Alerj aprova projeto que declara galpão do sal como patrimônio imaterial do estado

Texto do deputado Serginho Azevedo (PSL) agora vai para votação em plenário

27 junho 2019 - 14h08Por Redação I Foto: Divulgação
CCJ da Alerj aprova projeto que declara galpão do sal como patrimônio imaterial do estado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o projeto de lei nº 447/2019, do deputado Serginho Azevedo (PSL), que torna patrimônio imaterial do estado o galpão de sal que fica no bairro da Passagem, em Cabo Frio.

Na justificativa do projeto, o parlamentar afirma que o imóvel tem “inegável valor histórico, paisagístico e arquitetônico de referência estadual” e “contribuiu incontestavelmente com a economia municipal e estadual quando da época áurea de produção e exportação de sal e congêneres”.

Agora, o texto seguirá para votação em plenário nas próximas semanas. Durante a reunião da CCJ, Serginho comentou sobre o assunto.

– A história da indústria salineira se confunda com a projeção econômica de Cabo Frio e a história da nossa região – disse o deputado.

O imóvel está no centro de uma polêmica envolvendo o seu proprietário, que deseja demolir partes dele, e historiador, que defendem a sua preservação. O assunto está pronto para ser votado, a qualquer momento, pelo Conselho Municipal de Patrimônio.