sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ELEIÇÕES 2020

Capitão Diogo Souza: "Quero fazer mais por Cabo Frio trocando o fuzil pela caneta"

Candidato do PSDB abre série de entrevistas da Folha com prefeitáveis de Cabo Frio

15 outubro 2020 - 12h07Por Rodrigo Cabral e Rodrigo Branco

A Folha dos Lagos começa a publicar, a partir de hoje, uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Cabo Frio. A primeira delas é com Diogo Souza da Silveira, de 33 anos, o Capitão Diogo Souza. O policial militar concorre pela primeira vez ao cargo máximo do município, pelo PSDB, e tem como companheiro de chapa o advogado Leandro Barreto, de 45 anos.

Folha dos Lagos Por que deseja ser prefeito? Qual legado quer deixar para a cidade?

Diogo Souza Quero ser prefeito porque percebi que, como policial, a minha paixão, que é servir e proteger fica limitada. Tenho um compromisso com a sociedade, pois fiz um juramento perante a bandeira e quero estender esse juramento, fazendo muito mais trocando o fuzil pela caneta.

Folha Como retomar o desenvolvimento, gerando emprego e renda, após um cenário de pandemia?

Diogo Cabo Frio precisa de um choque de ordem, para isso necessita de uma reforma administrativa e econômica. Precisamos retomar a confiança do empresário da nossa cidade. Venceremos essa crise com o empreendedorismo e desburocratização dos órgãos públicos. A crise também pode ser uma oportunidade.

Folha Os municípios da região tiveram índice baixo no Ideb. Como mudar esse cenário e quais seus planos para a Educação?

Diogo Estudei toda minha vida em colégios públicos de nossa cidade; conheci e vivi a realidade de perto, por isso, uma das minhas prioridades é dar condições dignas para professores e alunos e promover ainda mais a capacitação do corpo docente. Costumo falar que o sucateamento da Educação é um projeto para que os políticos ruins se perpetuem no poder, por isso quero o quanto antes mudar esse cenário. Lembrando que a prioridade na Educação sempre será o aluno.

Folha Quais suas principais propostas para a Saúde?

Diogo Há alguns anos nossa saúde sofre com o sucateamento dos serviços e com a má gestão dos recursos, a Secretaria precisa servir a população, não aos vereadores. Quero auditar todas as contas da pasta, bem como modernizar o sistema, trazendo mais fluidez e transparência à Secretaria. Uma de nossas prioridades é a destinação correta dos recursos do SUS. Na minha gestão, a saúde será pública de verdade.

Folha Quais as principais políticas que serão adotadas para o Turismo?

Diogo O Turismo é uma vocação natural da nossa cidade, precisamos o quanto antes criar uma autarquia para dar autonomia na arrecadação e desburocratizar a busca por investimentos nessa área. Precisamos criar um calendário permanente de turismo gastronômico, cultural, esportivo e de negócios, estimulando assim o ICMS da cidade. Um dos pontos importantes que tenho em meu plano de governo é a inclusão do Segundo Distrito no roteiro turístico da cidade. Para isso, devemos investir no ordenamento e em segurança pública para tornar a cidade atrativa.

Folha O que o candidato pensa em relação a políticas afirmativas para mulheres, negros e LGBTs?

Diogo Eu penso que Cabo Frio deve ter como foco o desenvolvimento da cidade para o cidadão em geral, pois assim conseguiremos acabar com práticas discriminatórias. Faremos com que qualquer trabalho de conscientização e preservação seja valorizado, tendo como premissa o cumprimento da lei.

Folha Quais as principais propostas para o Esporte?

Diogo Hoje, nossa cidade tem três ginásios desativados e várias praças públicas em péssimo estado. Precisamos urgentemente revitalizar esses espaços e criar monitores que incentivem a prática de esporte. Nossa cidade tem capacidade para sediar grandes eventos esportivos. Buscaremos essas parcerias para fomentar ainda mais o esporte na nossa cidade, além de usá-los como projetos sociais.

Folha Quais as principais propostas para a Cultura?

Diogo Precisamos valorizar os artistas locais, bem como capacitar o profissional que lida com o público para que sejam multiplicadores da nossa história e origem. A cultura também muito se confunde com outras atividades de subsistência, como pesca e agricultura, que devem ser acolhidas pelo poder público. Na nossa gestão, a cultura será fundida com a Secretaria de Turismo, interagindo entre elas para o desenvolvimento da nossa cidade.

Folha Quais os projetos do candidato para qualificar e ampliar a atuação da Guarda Municipal na Segurança Pública?

Diogo Tive uma experiência bem-sucedida como Secretário de Segurança Pública de Búzios, deixando um legado no município. Meu objetivo é fortalecer ainda mais esse órgão, para que o mesmo possa auxiliar com mais efetividade na segurança da população. Tenho a intenção de estruturar e treinar a Guarda, para que num futuro próximo possamos armar a nossa guarda, garantindo assim mais segurança aos cidadãos de bem.

Folha Quais as prioridades em relação à infraestrutura da cidade?

Diogo Primeiramente temos que resgatar o domínio territorial em toda cidade, fazendo com que o poder público não tenha área de exceção. Priorizar o recapeamento das ruas e o saneamento dos bairros. Precisamos oferecer o conforto ao cidadão e vender isso como atrativo ao turista. Temos ainda que revitalizar os prédios públicos, identificando a real necessidade de termos imóveis alugados, diminuindo a despesa do erário.

Folha  Quais as principais políticas que serão adotadas no Meio Ambiente? Especificamente sobre a Lagoa de Araruama, quais as ações viáveis do município para revitalização da lagoa?

Diogo Cabo Frio precisa o quanto antes de uma ordenação no que tese ao Meio Ambiente. Precisamos respeitar as nossas belezas naturais e principalmente conscientizar a população, tenho o desejo pessoal de que Cabo Frio volte a ser a cidade mais limpa do Brasil. No que tese à laguna de Araruama, precisamos dar um basta na ocupação indevida às margens dela, no derramamento de lixo e esgoto e nas irresponsáveis dragagens feitas. Na minha gestão, o contrato com a Prolagos será minuciosamente cobrado e fiscalizado, fazendo valer o melhor para a cidade.

Folha De que maneira o município pode ser mais independente dos repasses dos royalties? Como enxerga um cenário caso o regime de partilha dos royalties seja alterado no STF?

Diogo A cidade de Cabo Frio precisa de uma Prefeitura que trabalhe ao lado do empresário da nossa cidade. Só teremos êxito num novo cenário de partilha de royalties quando o interesse público for colocado à frente dos interesses privados. Precisamos desafogar a máquina pública e acima de tudo desburocratizar os órgãos para facilitar a vida de quem aqui investe e empreende. Os royalties têm uma destinação específica para a Educação e o desenvolvimento da cidade e isso será cumprido rigorosamente.

Folha Como resolver o problema dos atrasos de servidores e aposentados?

Diogo Vamos acabar com o cabide de emprego político, usando o processo seletivo como base para contratações realmente necessárias. Implementar o ponto eletrônico e sistema de controle e fiscalização da carga horária dos funcionários, combatendo o funcionalismo fantasma que é prática comum há anos. Além de mais transparência, vamos buscar maior eficiência do setor de Recursos Humanos, acabando de vez com atrasos salariais, sendo justo com quem realmente trabalha. O atraso dos servidores tem dois motivos, a má gestão e a sacanagem com os cofres públicos.

Folha Quais os principais projetos e políticas públicas direcionadas para a população de Tamoios?

Diogo Tamoios precisa ser tratado com respeito e com a mesma prioridade que destinamos para Cabo Frio, precisamos com urgência estruturar postos de saúde e escolas para o nosso tão esquecido Segundo Distrito. A criação de uma delegacia em Tamoios também faz parte do meu plano de governo, bem como a criação de uma base do Corpo de Bombeiros à margem da rodovia. Todas as políticas adotadas na nossa gestão serão comuns ao 1º e 2º Distritos, acabando com a segregação.

(*) A entrevistada desta sexta-feira (16) será a candidata Cris Fernandes, do PSD.