sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
POLÊMICA SANITÁRIA

Câmara Municipal de Cabo Frio descarta mudar local de sessões legislativas

Capacidade do prédio receber sessões presenciais divide opiniões de vereadores

21 junho 2021 - 11h05Por Rodrigo Branco

Antigo anseio de gestões anteriores, a mudança de local para as sessões da Câmara Municipal de Cabo Frio não ocorrerá neste momento. A Folha levantou o questionamento junto ao Poder Legislativo num momento em que a Casa enfrenta um surto de Covid-19, o que gerou críticas de alguns vereadores quanto às condições sanitárias do imóvel, que data de 1873.

Em nota, a Casa Legislativa disse que “embora haja um desejo e necessidade que a Câmara seja instalada em um local mais amplo e arejado, qualquer verba pública deve ser empregada no combate à pandemia”. Descartada a transferência, a Câmara suspendeu parcialmente as atividades. Segundo a assessoria, a decisão foi prorrogada e permanece vigente até o momento, com implantação do esquema de rodízio entre os servidores, com somente um por setor, enquanto os demais seguem em home office.

Desde a sessão de terça-feira (15), uma novidade chamou a atenção. Divisórias de acrílico foram instaladas para separar as mesas onde ficam os vereadores. Além disso, a Câmara afirma que realiza desinfecção periódica nas dependências da Casa. Apesar das medidas, contudo, a situação divide as opiniões. Alguns parlamentares, como Adeir Novaes (Republicanos) e Jean da Auto Escola (PL) deixaram de participar das sessões, por causa do aumento na incidência de casos no prédio. O diretor da Câmara, Raione Rezende, está internado com a doença. 

Há semanas, no plenário Jean criticou as instalações da Casa, consideradas acanhadas, e anunciou que não participaria mais das sessões presenciais. Para a Folha, ele confirmou a intenção por questões de saúde na família.

– Vou manter meu posicionamento. Achei muito interessante o que o presidente fez, mas vou manter porque parece que mais um segurança contraiu [a Covid]. Minha filha tem bronquite e se eu contrair, posso levar para minha casa. Ali dentro é um ambiente que não tem ventilação, tem uma escada muito pequena, um sobe de cada vez. O diretor da Casa está internado. Já teve mortes, várias pessoas infectadas. Estou trabalhando na rua, de máscara, mantendo todos os cuidados – comentou.

Crítico aos faltosos, o vereador Léo Mendes (Democracia Cristã), presidente da Comissão de Constituição e Justiça, defende a adoção das sessões híbridas, que devem ocorrer a partir de agosto. Segundo Léo, os cuidados tomados pela Casa não justificam as ausências. Por falta de quórum, duas sessões seguidas não foram realizadas entre o fim de maio e o começo de junho. 

–  A sessão híbrida é indiscutível, sou a favor. Agora, não ter sessão por causa disso, é brincadeira. Primeiro, os gabinetes estão isolados para acesso ao público; só pode entrar um assessor nos gabinetes; tem medição de temperatura na porta, álcool gel na porta. Nós temos sessão uma vez por semana. Só os vereadores podem entrar, agora o presidente botou a divisória, não tenho contato com ninguém. A tribuna é higienizada depois que cada vereador fala.  Então essa desculpa não cola porque a gente está vendo tudo cheio. É brincadeira vereador faltar por causa disso. Vou continuar indo porque no período eleitoral não deixei de ir pra rua e pras reuniões. Duas sessões atrasaram muito o trabalho, muitas matérias deixaram de ser votadas – defende.

Em nota, a Câmara afirmou que o corpo técnico da Casa estuda a necessidade e viabilidade de sessões híbridas ou virtuais. O modelo deve ser implantado no segundo semestre de 2021. A partir do mês de agosto, as sessões voltarão a acontecer às terças e quintas-feiras. 

“Por fim, a Câmara ressalta que preza pela saúde de todos e orienta que os cidadãos cumpram o isolamento social e respeitem todas as medidas de combate à COVID que seguem vigentes como o uso de álcool em gel e máscara facial”, conclui o Legislativo.