segunda, 28 de abril de 2025
segunda, 28 de abril de 2025
Cabo Frio
25°C
Magnauto
Magnauto site
ELEIÇÃO 2024

Cabo Frio terá seis candidatos a prefeito na eleição de outubro

Para a Câmara de Vereadores serão 238 nomes concorrendo a 17 vagas

06 agosto 2024 - 18h32Por Cristiane Zotich
Cabo Frio terá seis candidatos a prefeito na eleição de outubro

Este ano os eleitores de Cabo Frio terão seis candidatos concorrendo ao cargo de prefeito na eleição municipal do dia 6 de outubro. Esse é o balanço do período de convenções partidárias, que começou no dia 20 de julho e terminou nesta segunda (5). Todos os nomes já foram informados, através de ata, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A oficialização das candidaturas, no entanto, incluindo a confirmação dos candidatos a vice-prefeito, será feita somente após o dia 15 de agosto.

Conforme as convenções, os nomes que estarão nas urnas disputando o cargo de chefe do Executivo municipal cabo-friense são dr Serginho (PL) com Miguel Alencar (União Brasil) de vice; Fernando Cardoso e Carlos Júnior (ambos do Novo); Vinícius Seguraço e Thainá Teixeira como vice (ambos do Unidade Popular) e Rafael Peçanha e Leila Tomazinho (ambos do Rede).

Tem ainda Marquinho Mendes pelo MDB, e Magdala Furtado pelo PV, mas ambos sem vice anunciado até o fechamento desta edição. Os dois, aliás, possuem mais uma coisa em comum: problemas com a justiça. No caso da atual prefeita, que tentará a reeleição, o assunto é recente. Esta semana o Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do mandato de Magdala por descumprir uma das regras eleitorais: a que determina que é proibido a qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas nos três últimos meses que antecedem a eleição municipal, portanto a partir do dia 6 de julho. No entanto, Magdala não só teria participado de várias inaugurações após essa data, como também teria postado vídeo nas redes sociais. Segundo a legislação eleitoral, a punição para este caso é a cassação do registro ou do diploma. Em nota, a defesa da prefeita cabo-friense garantiu que ainda não houve notificação sobre a suposta representação eleitoral, mas negou que Magdala tenha participado de qualquer inauguração a partir do dia 5 de julho.

Já no caso de Marquinho Mendes, os problemas são antigos, mas com novos resultados: no último dia 30 de julho uma decisão unânime dos ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) cassou a liminar que suspendia uma das condenações do ex-prefeito de Cabo Frio, tornando-o novamente inelegível. O caso em questão tem relação com a não comprovação da regular aplicação dos recursos repassados por meio de convênio. Junto a este entrave, o candidato do MDB nas eleições municipais ainda precisa resolver outras pendengas judiciais, entre elas o fato de ter duas contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores.

Além da eleição para prefeito, este ano os eleitores de Cabo Frio terão 238 nomes concorrendo a uma das 17 cadeiras da Câmara de Vereadores da cidade: foram confirmados 156 homens e 82 mulheres nas convenções municipais. Nove partidos vão participar da disputa com 18 candidatos cada um (PL, PP, União Brasil, Podemos, PDT, MDB, PRTB, PSB e Federação Brasil Esperança). Dois (Republicanos e Solidariedade) terão 17 candidatos cada. Um (Federação PSOL Rede) terá 16 nomes concorrendo ao cargo de vereador e um (Cidadania) terá 12. Novo e PSDB terão seis candidatos cada um, enquanto Unidade Popular terá apenas dois nomes (um homem e uma mulher). Outros partidos como PMB, Agir, DC, PMN, PRD e PSD optaram por não ter candidatos à Câmara de Vereadores.

Leia Também

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte
Cultura

Editora cabo-friense, Sophia expõe obras em feira de livro de Belo Horizonte

RESISTÊNCIA

Casa de Referência Inês Etienne Romeu segue sob risco de despejo em Cabo Frio

Mesmo com reintegração suspensa no último dia 18, integrantes do Movimento Olga Benário permanecem em vigília; espaço acolhe mulheres vítimas de violência
Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense
Geral

Luto | Rogério Zera: um artista sonhador e inquieto de coração aldeense

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio
Geral

Encontro musical nesta quarta (23) celebra o Dia de São Jorge na Praia do Siqueira, em Cabo Frio