terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
INCLUSÃO

Cabo Frio poderá ter Clínica Escola do Autista

Proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal

24 fevereiro 2021 - 18h33Por Redação

Tramita na Câmara Municipal de Cabo Frio um projeto de lei do vereador Roberto Jesus (MDB) para a criação da Clínica Escola do Autista. A unidade tem como objetivo oferecer ensino personalizado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), potencializar a socialização, aperfeiçoar tratamentos, possibilitar o acesso ao ensino regular, formar e capacitar profissionais qualificados para tratamento e acompanhamento das pessoas com TEA e familiares, além de difundir informações e treinamento profissional sobre o transtorno. 

O TEA (Transtorno do Espectro Autista), comumente conhecido como autismo, é um distúrbio do desenvolvimento que atinge um número cada vez maior de crianças. Apesar dos avanços no conhecimento, existem muitos desafios relacionados a esse problema, como o diagnóstico e a exclusão social do autista.

"Embora hoje em dia se considere que o diagnóstico deve ser feito no máximo até os 3 anos, várias crianças ainda deixam de recebê-lo nesse período – e nem sempre por falta de oportunidade ou avaliação médica. Detectar o transtorno de fato não é simples. Por envolver manifestações comportamentais, ele exige uma observação clínica", disse o Roberto Jesus.

O projeto de lei 049/2021 foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça.