Assine Já
domingo, 16 de maio de 2021
Região dos Lagos
23ºmax
15ºmin
Alerj
Alerj
TEMPO REAL Confirmados: 38271 Óbitos: 1463
Confirmados Óbitos
Araruama 9632 300
Armação dos Búzios 4705 57
Arraial do Cabo 1332 69
Cabo Frio 10222 542
Iguaba Grande 3800 93
São Pedro da Aldeia 5306 227
Saquarema 3274 175
Últimas notícias sobre a COVID-19
Política

José Bonifácio indica Ton Porto para prefeito de Arraial do Cabo e Henrique Melman se irrita

PDT passa por disputa interna sobre candidatura para sucessão do prefeito Renatinho Vianna em 2020

16 abril 2019 - 09h15
José Bonifácio indica Ton Porto para prefeito de Arraial do Cabo e Henrique Melman se irrita

Uma disputa interna está em curso no PDT de Arraial do Cabo para definir quem será o candidato do partido a prefeito de Arraial do Cabo nas eleições do ano que vem. O ex-prefeito Henrique Melman lançou sua pré-candidatura na última sexta em uma pré-convenção. O evento é tratado no Diretório Estadual como informal. No dia seguinte, como resposta, o vice-presidente estadual do partido, José Bonifácio, convidou o vereador Ton Porto (PC do B) a migrar para o PDT e ser o candidato a prefeito nas eleições do ano que vem. 

– Temos em nível nacional o projeto PDT de Portas Abertas. Estou percorrendo os municípios do estado do Rio convidando novas lideranças e entrarem no partido, visando as eleições do ano que vem. Mas em Arraial eles resolveram inventar uma pré-convenção, colocando um edital para quem quisesse ser candidato a prefeito. E aí, em uma votação com poucas pessoas, chegaram a definir que o partido já teria candidato a prefeito, quando, na verdade, nossas convenções serão realizadas entre maio e junho do ano que vem. Enquanto isso o partido está no momento de fazer novas filiações. e como o Ton já queria vir para o PDT há muito tempo, eu fui lá e formalizei o convite – disse Bonifácio em entrevista à Folha ontem.

O convite de Bonifácio a Ton foi feito por meio de um vídeo que passou a circular nas redes sociais. No domingo, Melman publicou um texto na internet com críticas a Bonifácio.

“Quanto à publicação feita por José Bonifácio, entendo que expõe a sua face real: Zé acha que é dono do PDT de Arraial do Cabo, mas não é! O depoimento dele revela total desespero. Se eu já desejava a recuperação da saúde dele, (e desejava mesmo!) agora desejo muito mais para assistir a mais uma derrota dentre tantas que ele já coleciona em sua trajetória política. (...) Zé abra os olhos e veja que Arraial não quer nada com você e que o PDT não tem dono como o próprio nome diz. Infelizmente você tem vivido há muitos anos em prol da politicagem! Você não precisa disso! Não te quero mal, mas você me dá pena”, diz o texto publicado por Henrique Melman.

Sobre o texto, Bonifácio disse que Melman “está querendo polemizar”.

– Não li o que o Henrique Melman escreveu e nem quero ler. E também não vou fazer comentário porque o que ele quer é só polemizar. Ele quer um grupo fechado em torno dele. Na verdade, ele que acha que é dono do PDT de Arraial, que o PDT de Arraial é independente do restante do partido. O PDT é nacional, tem uma filosofia e uma diretriz que são nacionais. Estou convencido de que estou cumprindo esse programa de abrir as portas do partido a novas lideranças – disse o vice-presidente estadual.

A assessoria de Henrique Melman informou que o que ele tinha a dizer estava no texto publicado na internet, e que não faria mais comentários ontem. Sobre a pré-convenção, a secretária do diretório municipal, Inelda Franco, defendeu a realização do evento.

– O diretório municipal está legalmente constituído e escolheu o Henrique Melman como candidato. Para a nossa surpresa, no sábado, o vice presidente estadual nos surpreendeu com a candidatura do Ton, que nem é do PDT, é do PC do B, dizendo que ele será candidato pelo PDT. Oficialmente, ela (pré-convenção) não tem valor, mas foi feita para que quem quer se candidatar fique à vontade para fazer seus contatos. Mesmo porque não existe outro nome no PDT de Arraial. O José Bonifácio, inclusive, é membro do diretório municipal e desde que foi derrotado nunca mais apareceu. Se o diretório legalmente constituído não tem autonomia para decidir nada, para que existir então? – disse Inelda.

Ton Porto confirma que vai se filiar ao PDT

Procurado pela reportagem da Folha, o vereador Ton Porto confirmou que irá integrar o PDT. Segundo ele, a mudança deve ser formalizada em junho. Ton afirma que tem identificação com o partido e que a legenda precisa de renovação em Arraial do Cabo.

– Recebi o convite do Zé com muita alegria porque tenho identificação com o partido. Tenho familiares que foram do PDT e fiz parte da juventude do partido nos anos 2000. É um partido que tem muita representatividade em Arraial do Cabo, mas que está enfraquecido na cidade, ficou estagnado. Nossa ideia não é de afastar ninguém, mas sim de oxigenar o partido, fazer com que volte a ter voz na Câmara Municipal e força na sociedade – disse o vereador de oposição à gestão do prefeito Renatinho Vianna (PRB).

Sobre as eleições do ano que vem, Ton acredita que a candidatura de oposição terá boas chances de vitória.

– Não tenho dúvida de que a avaliação do governo é muito negativa. A rejeição é grande. Tudo caminha para (a eleição) ser favorável ao candidato da oposição, sem desconsiderar a força da máquina – avaliou.