quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Política

José Bonifácio indica Ton Porto para prefeito de Arraial do Cabo e Henrique Melman se irrita

PDT passa por disputa interna sobre candidatura para sucessão do prefeito Renatinho Vianna em 2020

16 abril 2019 - 09h15
José Bonifácio indica Ton Porto para prefeito de Arraial do Cabo e Henrique Melman se irrita

Uma disputa interna está em curso no PDT de Arraial do Cabo para definir quem será o candidato do partido a prefeito de Arraial do Cabo nas eleições do ano que vem. O ex-prefeito Henrique Melman lançou sua pré-candidatura na última sexta em uma pré-convenção. O evento é tratado no Diretório Estadual como informal. No dia seguinte, como resposta, o vice-presidente estadual do partido, José Bonifácio, convidou o vereador Ton Porto (PC do B) a migrar para o PDT e ser o candidato a prefeito nas eleições do ano que vem. 

– Temos em nível nacional o projeto PDT de Portas Abertas. Estou percorrendo os municípios do estado do Rio convidando novas lideranças e entrarem no partido, visando as eleições do ano que vem. Mas em Arraial eles resolveram inventar uma pré-convenção, colocando um edital para quem quisesse ser candidato a prefeito. E aí, em uma votação com poucas pessoas, chegaram a definir que o partido já teria candidato a prefeito, quando, na verdade, nossas convenções serão realizadas entre maio e junho do ano que vem. Enquanto isso o partido está no momento de fazer novas filiações. e como o Ton já queria vir para o PDT há muito tempo, eu fui lá e formalizei o convite – disse Bonifácio em entrevista à Folha ontem.

O convite de Bonifácio a Ton foi feito por meio de um vídeo que passou a circular nas redes sociais. No domingo, Melman publicou um texto na internet com críticas a Bonifácio.

“Quanto à publicação feita por José Bonifácio, entendo que expõe a sua face real: Zé acha que é dono do PDT de Arraial do Cabo, mas não é! O depoimento dele revela total desespero. Se eu já desejava a recuperação da saúde dele, (e desejava mesmo!) agora desejo muito mais para assistir a mais uma derrota dentre tantas que ele já coleciona em sua trajetória política. (...) Zé abra os olhos e veja que Arraial não quer nada com você e que o PDT não tem dono como o próprio nome diz. Infelizmente você tem vivido há muitos anos em prol da politicagem! Você não precisa disso! Não te quero mal, mas você me dá pena”, diz o texto publicado por Henrique Melman.

Sobre o texto, Bonifácio disse que Melman “está querendo polemizar”.

– Não li o que o Henrique Melman escreveu e nem quero ler. E também não vou fazer comentário porque o que ele quer é só polemizar. Ele quer um grupo fechado em torno dele. Na verdade, ele que acha que é dono do PDT de Arraial, que o PDT de Arraial é independente do restante do partido. O PDT é nacional, tem uma filosofia e uma diretriz que são nacionais. Estou convencido de que estou cumprindo esse programa de abrir as portas do partido a novas lideranças – disse o vice-presidente estadual.

A assessoria de Henrique Melman informou que o que ele tinha a dizer estava no texto publicado na internet, e que não faria mais comentários ontem. Sobre a pré-convenção, a secretária do diretório municipal, Inelda Franco, defendeu a realização do evento.

– O diretório municipal está legalmente constituído e escolheu o Henrique Melman como candidato. Para a nossa surpresa, no sábado, o vice presidente estadual nos surpreendeu com a candidatura do Ton, que nem é do PDT, é do PC do B, dizendo que ele será candidato pelo PDT. Oficialmente, ela (pré-convenção) não tem valor, mas foi feita para que quem quer se candidatar fique à vontade para fazer seus contatos. Mesmo porque não existe outro nome no PDT de Arraial. O José Bonifácio, inclusive, é membro do diretório municipal e desde que foi derrotado nunca mais apareceu. Se o diretório legalmente constituído não tem autonomia para decidir nada, para que existir então? – disse Inelda.

Ton Porto confirma que vai se filiar ao PDT

Procurado pela reportagem da Folha, o vereador Ton Porto confirmou que irá integrar o PDT. Segundo ele, a mudança deve ser formalizada em junho. Ton afirma que tem identificação com o partido e que a legenda precisa de renovação em Arraial do Cabo.

– Recebi o convite do Zé com muita alegria porque tenho identificação com o partido. Tenho familiares que foram do PDT e fiz parte da juventude do partido nos anos 2000. É um partido que tem muita representatividade em Arraial do Cabo, mas que está enfraquecido na cidade, ficou estagnado. Nossa ideia não é de afastar ninguém, mas sim de oxigenar o partido, fazer com que volte a ter voz na Câmara Municipal e força na sociedade – disse o vereador de oposição à gestão do prefeito Renatinho Vianna (PRB).

Sobre as eleições do ano que vem, Ton acredita que a candidatura de oposição terá boas chances de vitória.

– Não tenho dúvida de que a avaliação do governo é muito negativa. A rejeição é grande. Tudo caminha para (a eleição) ser favorável ao candidato da oposição, sem desconsiderar a força da máquina – avaliou.