quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Política

Bonifácio assina decreto que regulamenta a instalação de paraciclos em Cabo Frio

22 setembro 2022 - 14h58Por Redação
Bonifácio assina decreto que regulamenta a instalação de paraciclos em Cabo Frio

Na data em que se comemora o Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura de Cabo Frio regulamentou uma importante medida para oferecer mais infraestrutura ao cidadão que utiliza a bicicleta como meio de transporte ou lazer.

Na manhã desta quinta-feira (22), o prefeito José Bonifácio assinou o decreto que institui o Manual do Paraciclo, um equipamento utilizado para fixação das bicicletas no espaço urbano do município. Com este guia, o munícipe poderá obter as orientações necessárias para instalar o dispositivo próximo ao seu comércio ou residência.

Para dar início à solenidade, o secretário de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago, destacou a importância das intervenções que contribuem para a melhoria do trânsito e da qualidade de vida do cidadão cabo-friense.

“Hoje é o Dia Mundial Sem Carro, um momento de conscientização sobre a necessidade do uso do transporte que reflete diretamente na qualidade de vida. Esse decreto, permitirá que o cidadão instale as vagas para bicicleta de uma forma estruturada e regulamentada, sem causar prejuízo no ordenamento do município. Essa medida é um avanço para nossa cidade. Agradeço muito aos profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana. Nada disse seria possível sem uma equipe comprometida e dedicada. Sabemos que há muito a se fazer, mas estamos trabalhando para transformar a cidade em um ambiente para todos”, diz o secretário.

Em seguida, o prefeito José Bonifácio, que utiliza com frequência a bicicleta como meio de transporte, reforçou a necessidade de atenção com o pedestre e o ciclista no trânsito.

“Eu gosto de andar nas ruas de Cabo Frio e ando também bastante de bicicleta. Neste dia, não poderia ser diferente, vim ao trabalho de bicicleta. Somente vivenciando o que o cidadão passa nas ruas que podemos ser um bom gestor e promover ações em benefício do coletivo. Eu desejo que, a cada dia, haja mais atenção com o pedestre. Entendo que falta muita coisa para executar, para superar as lacunas da mobilidade, mas o governo está de portas abertas para ouvir e buscar medidas e recursos para que a cidade seja melhor para todo cidadão”, diz o prefeito.

O documento está disponível no site da Prefeitura e pode ser acessado pelo link: https://cabofrio.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/MANUAL-DE-PARACICLOS-Guia-para-instalacao.pdf

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO E DA MOBILIDADE

A solenidade desta quinta-feira faz parte da Semana Nacional do Trânsito e da Mobilidade Urbana, que foi iniciada no dia 18 de setembro.

A programação segue no período da tarde desta quinta, das 14h às 17h, com uma ação nos semáforos da Avenida Assunção, em frente à loja Fina Estampa, e Avenida Júlia Kubitschek (em frente ao Green Fruit), com cartazes e apoio da Guarda Civil Municipal, passando mensagens sobre segurança no trânsito. No mesmo horário, na Praça Porto Rocha, será realizada uma distribuição de panfletos pelos alunos da Escola Municipal Rui Barbosa.

O “Dia Mundial Sem Carro” será encerrado com o tradicional passeio ciclístico Bike Night Cabo Frio. A concentração está marcada para às 19h30, na Rua Expedicionário da Pátria, nº 952, em São Cristóvão. O passeio é gratuito e voltado para o público de todas as idades.

A programação pela Semana Nacional de Trânsito, em Cabo Frio, será encerrada no sábado (24), com a inauguração da ciclofaixa da Rua Olinda, no bairro Palmeiras, que interliga a ciclovia recuperada da Avenida Victor Rocha, com a ciclovia da Praia das Palmeiras.