terça, 19 de março de 2024
terça, 19 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos beer fest
CADEIRA DISPUTADA

Ao fim das convenções partidárias, Cabo Frio tem número recorde de candidatos a prefeito

Os 11 postulantes ao cargo máximo da cidade tem até dia 26 para registrar chapas no TRE

17 setembro 2020 - 20h27Por Rodrigo Branco

Nunca a cadeira de prefeito de Cabo Frio foi tão cobiçada. Terminado o prazo das convenções partidárias, 11 candidatos – um time inteiro de futebol – foram anunciados para disputar o cargo máximo da cidade, nas eleições do próximo dia 15 de novembro. Para que as candidaturas sejam oficializadas, as chapas precisam ser registradas no TRE-RJ até o próximo dia 26 de setembro, de acordo com o calendário eleitoral.

Por causa disso, os últimos dias foram de muita conversa nos bastidores políticos cabo-frienses, de máscara e regados a muito álcool gel, dando o tom da campanha atípica deste ano, em função da pandemia do novo coronavírus. 

O PDT lançou o economista e ex-prefeito José Bonifácio Novellino, que escolheu nesta quarta-feira (16) a empresária Magdala Furtado, para compor a chapa como candidata a vice. Outro que apostou em uma liderança feminina para compor a chapa foi o atual prefeito Adriano Moreno (DEM), que disputará a reeleição. A ex-coordenadora geral de Promoção da Igualdade Racial e quilombola Rafaela Fellove será a candidata a vice de Adriano. 

Por sua vez, o deputado estadual Serginho Azevedo (Republicanos) participará pela primeira vez de uma eleição majoritária, tendo ao lado o empresário Carlinhos Pedregulho. Pelo PSL, o nome confirmado foi o do empresário Rodrigo Gurgel, cujo companheiro de chapa é Patrick Gaspar. Já o servidor público e ex-diretor da Biblioteca Municipal Anderson Macleyves se lançou candidato a prefeito pelo PMN. Ele terá a companhia de Pamella Coutinho na chapa.

Pelo PSOL, o prefeitável é o professor Roberto Póvoas, conhecido como Betinho. A também professora Marcia Rodrigues compõe a chapa ‘puro sangue’ psolista. Já a Unidade Popular (UP) disputará pela primeira vez uma eleição em Cabo Frio com uma chapa encabeçada pelo professor Fernando Oliveira e complementada pela estudante Thainá Araújo.

Candidata nas últimas eleições suplementares, a administradora de empresas Cristiane Fernandes é a única mulher a disputar o pleito na cabeça de uma chapa, pelo PSD. O empresário Alexandre Oliveira, o Alexandre Bombadão, será o candidato a vice, ao lado de Cristiane. Pelo PTC, o comunicador, empresário e ex-secretário de Saúde e Turismo Dirlei Pereira voltará a disputar a cadeira de prefeito, desta vez ao lado de Fabio Góis.

Completando o ‘time’, no último dia de convenções, foram anunciadas as candidaturas do capitão da Polícia Militar Diogo Souza (PSDB), que tem como colega de chapa Leandro do PSDB. E por fim, o ex-prefeito Marquinho Mendes, presidente municipal do MDB. Marquinho terá como parceiro o empresário Jorge Marge, que chegou a compor o governo Adriano, como secretário de Segurança Pública.

Outros municípios – O cenário político-eleitoral também ganhou contornos claros nos demais municípios da região. Em Arraial do Cabo, o atual prefeito, Renatinho Vianna (Republicanos), disputará a reeleição contra Ton Porto (DEM); Henrique Melman (PDT); Marcelo Magno (Solidariedade) e Willian Luz (PT).
Em São Pedro da Aldeia, os postulantes serão Stefano Leite (PP); o presidente da Câmara, vereador Bruno Costa (Solidariedade); a também vereadora Bia de Guga (MDB); Fabio do Pastel (Podemos) e Renato Reis (PSOL).

Assim como em Cabo Frio, a disputa em Búzios promete ser bastante acirrada. São dez postulantes: Joãozinho Carrilho (PRTB); Alexandre Martins (Republicanos); Leandro do Bope (PDT); o ex-prefeito e atual vice Henrique Gomes (Patriota); Tolentino Reis (Podemos); a presidenta da Câmara Joice Costa (PP); Tom Viana (PSL); Valdir Virgens (Avante); Comandante Serafim (PSD) e Marcelo Morel (PMB).

Em Iguaba Grande, Vantoil Martins (Cidadania) disputará a reeleição contra a ex-prefeita Grasiella Magalhães (PP); Washington Tahim (Republicanos) e Margoth Cardoso (PT). Já em Araruama, Lívia Bello (PP) tentará mais uma mandato, ao enfrentar nas urnas André Mônica (PL); Jorge Resende (PDT); Rodrigo Meira (Solidariedade) e Doutor José Roberto (PSL).