sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
23°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
Política

André Granado consegue liminar para voltar ao comando da Prefeitura de Búzios

Prefeito, que estava afastado, foi reconduzido ao cargo nesta quinta-feira

04 julho 2019 - 12h38
André Granado consegue liminar para voltar ao comando da Prefeitura de Búzios

O prefeito de Búzios, André Granado, que estava afastado do cargo, conseguiu uma decisão liminar proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJRJ) para voltar à chefia do Executivo. Granado foi até a sede do governo na manhã desta quinta-feira (4) e, após a chegada de um oficial de Justiça, tomou posse novamente da função.

Mais cedo, Granado concedeu entrevista à Radio Litoral FM. Ele disse que não tem a intenção de demitir todos os secretários e servidores que foram admitidos pelo vice-prefeito, Henrique Gomes, no cargo desde o dia 13 de maio, quando André foi afastado do cargo pela quinta vez. Ao assumir, Gomes promoveu uma mudança geral no governo.

- Vamos retomar e reorganizar todas as situações que estão confusas. Colocar a nossa equipe para reconduzir o projeto para o qual nos comprometemos desde 2013 e depois em 2016. Um projeto de cidade, e não um projeto de poder. Prometo trabalhar intensamente. Eu não seria tão radical de exonerar todo mundo. Todo grupo tem pessoas boas e ruins, sempre fui defensor desta tese. O Henrique é vice do André Granado, não é um governo de oposição. Nosso grupo é um só, mas infelizmente uma parte quer desenvolver seu próprio projeto, em desacordo com o que levamos para a população. Existem secretários que vão continuar e outros que serão substituídos - disse André Granado.

Sobre as seguidas decisões judiciais que o afastaram do cargo, Granado disse que existir "parcialidade" por parte do juiz local.

- Quero adiantar que, a qualquer momento, já estamos esperando mais uma ação no sentido de me afastar do cargo novamente, Porque esse é o objetivo. Queremos impedir que essas atitudes continuem. Que se respeite a vontade popular e a democracia, por isso fui eleito. É preciso trazer segurança para a cidade nesse momento tao difícil - disse ele, completando:

- Não tenho a menor duvida de que existe uma parcialidade, uma pessoalidade do juiz Raphael Baddini. Vamos atuar para que esse tipo de conduta... ele tem todo direito, como qualquer profissional da Justiça, de ter o seu entendimento e tomar suas decisões. Mas também temos o direito de nos defender e colocar nossos pontos de vista - alegou o prefeito.

No dia 23 de maio, André Granado anunciou que tinha conseguido uma liminar para retornar ao cargo. Horas depois a Justiça deu uma nova decisão para Henrique Gomes continuar na chefia do Poder Executivo.

Para garantir que a sentença fosse cumprida, o juiz chegou a expedir um mandado de remoção de André Granado e seu grupo de assessores do prédio da Prefeitura. 

Nas ruas, o vai e vem no comando da Prefeitura de Búzios está irritando os moradores. Para eles, a constante troca de prefeitos está prejudicando os serviços.  

André Granado já havia sido afastado do cargo no ano passado. A Justiça entendeu ter havido ato de improbidade administrativa quando ele suspendeu o concurso público de 2012, ao assumir a prefeitura no início do ano seguinte. Em vez de aprovados no certame, foram contratados funcionários temporários que tiveram os contratos renovados seguidamente entre 2013 e 2015. A prática levou o Ministério Público a ajuizar uma ação 
civil pública.