quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ELEIÇÕES 2020

Anderson Macleyves: "Vamos devastar tudo o que não presta e tem servido como mau exemplo"

A Folha abre espaço ao prefeitável do PMN, na série de entrevistas com os candidatos de Cabo Frio

20 outubro 2020 - 08h18Por Rodrigo Cabral e Rodrigo Branco

Nesta terça-feira (20), a Folha abre espaço para as propostas do candidato do PMN à Prefeitura de Cabo Frio, Anderson Macleyves Gonçalves Maciel, de 41 anos. Macleyves é servidor público municipal e disputa, pela primeira vez, o cargo máximo da cidade. Entre 2008 e 2018, concorreu regularmente em eleições para vereador e deputado estadual, nas quais ficou na suplência. Também compõe a chapa a comerciária Pamella Coutinho, de 27 anos. 

Folha dos Lagos – Por que deseja ser prefeito? Qual legado quer deixar para a cidade?

Anderson Macleyves – Muitos são os motivos, mas quatro pontos cruciais despertam este desejo. Por ser servidor público digladiado pelas perdas salariais, pai de uma criança especial, e ter perdido nesta cidade avó, avô e padrasto para o precário serviço de saúde pública nos últimos anos. Além de perceber uma fila de usurpadores que se perpetuam no poder. Com isso, pretendo deixar o exemplo de respeito ao servidor, de um serviço público eficiente e conceder respeito e qualidade de vida para pessoas com deficiência e idosos.

Folha – Como retomar o desenvolvimento, gerando emprego e renda, após um cenário de pandemia?

Macleyves – Vamos devastar tudo o que não presta e tem servido como mau exemplo na cidade. Pretendemos regularizar todas as nossas terras, atraindo indústrias e comércios, e valorizando a moradia da população. Além de atrair parcerias privadas, com contrapartida de construção pública, ofertando assim isenção fiscal por longo período. Vamos nos utilizar de desapropriação para garantir a reurbanização e investimento na modernização da saúde pública.

Folha – Os municípios da região tiveram índice baixo no Ideb. Como mudar esse cenário e quais seus planos para a Educação?

Macleyves – Fazer a manutenção dos prédios da Educação; devolver a dignidade ao servidor, concedendo salários e gratificações em dia e investindo em capacitação dos mesmos; produzir parte das refeições escolares através da agricultura familiar; criar sala de enfermagem obrigatória nas escolas; investir em cursos no contraturno e criar três polos de escolas técnicas e profissionalizantes.

Folha – Quais suas principais propostas para a Saúde?

Macleyves – Revitalizar os hospitais Otime dos Santos; de Tamoios e São José Operário, onde vamos demolir e criar um segundo pavimento, com aumento do número de leitos. Reabrir e reequipar o Hospital da Criança; investir no Hospital da Mulher para que ele se torne referência em parto e cirurgia bariátrica; investir nos Profissionais da Saúde; criar três Centros Avançados: do Câncer, Diabetes e da Reabilitação, e também levar atendimento às residências.

Folha – Quais as principais políticas que serão adotadas para o Turismo?

Macleyves – Recuperar pontos turísticos, investir no ecoturismo preparando os parques ambientais, como por exemplo, o Dormitório das Garças e o Mico Leão Dourado. Assim como os terminais de passeios de barcos no Boulevard Canal e no Pontal do Rio São João. Vamos investir na capacitação de guias mirins remunerados; implantar as jardineiras; capacitar os taxistas nos idiomas inglês e espanhol e na História da cidade. Também vamos colocar placas indicativas na cidade para indicar o circuito atrativo; reduzir e redistribuir a quantidade de ônibus de Turismo ao longo do ano.

Folha – O que o candidato pensa em relação a políticas afirmativas para mulheres, negros e LGBTs?

Macleyves – Em especial, teremos um Centro de Assessoria Jurídica Pública para lidar com toda a forma de preconceito e violência. Vamos criar dedução fiscal para empregadores de mulheres com mais de 45 anos, que necessitem retornar ao mercado de trabalho. Vamos investir na criação do Museu Quilombola na Maria Joaquina e também em Cultura e festividades do negro e do LGBTs.

Folha – Quais suas principais propostas para o Esporte?

Macleyves – Nossas propostas são a revitalização do Centro Poliesportivo de Tamoios; a criação de nove praças de lazer referência para crianças com deficiência em diversos pontos da cidade. Também vamos fazer a revitalização das praças existentes; criar uma linha de subvenção chamada ‘Prata da Casa’ para investir em nossos esportistas e criar um novo Estádio Aracy Machado.

Folha – Quais suas principais propostas para a Cultura?

Macleyves – Vamos reativar o Proedi; revitalizar o Teatro Municipal, o Charitas e o Corredor Cultural da Praia do Forte. Criação do Centro Cultural com Biblioteca e outro Anexo ao Poliesportivo de Tamoios. Criação de um Teatro Municipal em Unamar. Criação de 2 Companhias Municipais sendo uma de Dança e a outra de Teatro. Implantação da Escola Municipal de Circo. Criação do Museu do Samba e do Museu da Imagem.

Folha – Quais os projetos do candidato para qualificar e ampliar a atuação da Guarda Municipal na Segurança Pública?

Macleyves – Vamos criar dois centros de monitoramento por câmeras, sendo um em Unamar e o outro em São Cristóvão, que concedam ampla visão dos distritos. Também teremos um posto avançado da ROMU no Morro da Guia. Além disso, vamos equiparar o auxilio-alimentação da GCM ao da Polícia Civil; bem como qualificar a ROMU com artes marciais e manuseio de armas de fogo, assim como equipar este departamento.

Folha – Quais as prioridades em relação à infraestrutura da cidade?

Macleyves – Nossa proposta é desapropriar três áreas essenciais para gerar fluxo econômico de investimentos: na Gamboa; no Centro Comercial de Cabo Frio e no eixo entre a Rua Casimiro de Abreu e a Avenida Teixeira e Souza, alargando área para estacionamento. Também faremos a desapropriação de área delimitada no Itajuru, nas proximidades do Cemitério e do Convento. Outras ações serão a reformulação do Estádio do Correão; a criação de um Centro Avançado Esportivo; e a criação de um Cemitério Vertical com crematório em Tamoios. Temos um grande projeto de Saneamento Básico em Tamoios, Tangará, Grande Jardim Esperança e Centro de Cabo Frio. Também vamos investir na criação de uma usina de reciclagem asfáltica em Tamoios.

Folha – Quais as principais políticas que serão adotadas no Meio Ambiente? Especificamente sobre a Lagoa de Araruama, quais as ações viáveis do município para sua revitalização?

Macleyves – Faremos investimento nos Parques Ecológicos de preservação. Em parceria com outros municípios da região e com o governo federal, fazer grande retirada de sedimentos do fundo da Lagoa de Araruama e criar tubulões para reciclar a água da lagoa com o mar. Temos ainda um projeto de arborização das praças de Cabo Frio, e vamos fazer maior controle sanitário nas areias das praias de Cabo Frio. Por fim, vamos criar uma usina eólica para energia pura no Tangará.

Folha – De que maneira o município pode ser mais independente dos repasses dos royalties? Como enxerga um cenário caso o regime de partilha dos royalties seja alterado no STF?

Macleyves – Fazendo uma grande regularização fundiária, em especial no Segundo Distrito; e a concessão de terras para polos industriais, a exemplo do Polo de Negócios da área do Aeroporto na Vila do Sol e das indústrias de Tecnologia de Embarcação e aparelhos celulares. Com uma possível nova partilha dos royalties, a cidade deverá estar preparada para arrecadar seus impostos através de grande regularização fundiária e investimento privado, com a capacitação profissional e geração de centenas de empregos.

Folha – Como resolver o problema dos atrasos de servidores e aposentados?

Macleyves – Vamos criar o Fundo Municipal dos Aposentados oriundo da cobrança de estacionamento; reduzir a folha de servidores contratados e comissionados, dando prioridade de permanência aos da saúde e educação. Parte da desapropriação de terras, se necessário servirá para devolver as perdas das gratificações dos servidores.

Folha – Quais os principais projetos e políticas públicas direcionadas para a população de Tamoios?

Macleyves – Os principais projetos são 100% Saneamento; criação de ciclovia e arborização da Avenida Independência; a criação de uma usina de tratamento de esgoto em parceria com o Governo Federal para atender a demanda do Saneamento nos bairros precários. Assim como o Tangará, Tamoios terá uma Policlínica da Terceira Idade. E assim como o Jacaré terá a Clínica Municipal dos Animais, Tamoios terá um novo Canil Municipal. Tamoios receberá um dos Polos de Profissionalização, com cursos que vão desde chaveiro e confeiteiro a mecânico de automóvel e embarcações. Será criado um grande galpão para a feira, que valorize a agricultura familiar. Um moderno Mercado do Peixe será destinado ao Pontal.

(*) O entrevistado desta quarta-feira (20) será o candidato José Bonifácio, do PDT.