Assine Já
domingo, 28 de novembro de 2021
Região dos Lagos
28ºmax
20ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 53350 Óbitos: 2180
Confirmados Óbitos
Araruama 12493 447
Armação dos Búzios 6571 73
Arraial do Cabo 1754 93
Cabo Frio 15299 896
Iguaba Grande 5549 146
São Pedro da Aldeia 7043 290
Saquarema 4641 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
POLÍTICA

Alerj aprova sete novos projetos de lei relacionados à pandemia de coronavírus

Matérias aprovadas agora seguem para sanção do governador Wilson Witzel

06 maio 2020 - 18h15Por Redação

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta terça-feira (05/05), sete projetos de lei apresentados pelos deputados para contribuir com o combate à pandemia de coronavírus e seus efeitos socioeconômicos. Entre as medidas aprovadas está o projeto de lei 2.215/2.020, que autoriza o governo a instituir uma gratificação especial temporária para profissionais que atuam nas unidades públicas de Saúde enquanto durar o estado de calamidade por conta da Covid-19. Todos os projetos serão encaminhados ao governador Wilson Witzel, que terá até 15 dias úteis para sancionar ou vetar (integralmente ou de forma parcial) as medidas.

Também foi aprovado o projeto de lei 2.173/20, que autoriza o governo a determinar que as pessoas em privação de liberdade no sistema prisional produzam, com urgência, máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual necessários ao combate da pandemia de Covid-19. Já o projeto de lei 2.204/20 autoriza o governo a negociar, com as empresas montadoras de veículos que recebam incentivos fiscais, a produção e o fornecimento de equipamentos necessários à prevenção do coronavírus.

Os parlamentares também aprovaram o projeto de lei 2.048/2020, que estabelece regras de visitac¸ão em estabelecimentos prisionais e unidades socioeducativas durante a pandemia, e o projeto de lei 2.081/20, que obriga os estabelecimentos comerciais em funcionamento a disponibilizar na internet as faturas ou boletos digitais para pagamento de compras efetuadas por meio de cartões fidelidade ou carnês.

Confira abaixo todos os projetos aprovados:

Projeto de lei 2.215/20 - Autoriza o governo a instituir uma gratificação especial temporária para profissionais que atuam nas unidades públicas de Saúde enquanto durar o estado de calamidade por conta da pandemia. A medida valerá para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e demais auxiliares. O valor da gratificação será estipulado por ato do Poder Executivo e poderá ser suplementadas por verbas dos poderes Federal e Municipal e do Legislativo estadual.

Projeto de lei 2.048/20 - Estabelece regras de visitac¸ão em estabelecimentos prisionais e unidades socioeducativas durante a pandemia. De acordo com a medida, deverá ser feita uma notificação prévia ao defensor público ou advogado do preso, familiares e visitantes caso haja qualquer alterac¸ão no regime de visitas e entrega de itens às pessoas privadas de liberdade. O projeto propõe ainda que haja medidas alternativas compensatórias às restric¸ões de visitas, facilitando a utilizac¸ão de outros meios de comunicac¸ão, como cartas por exemplo.

Projeto de lei 2.081/20 - Obriga que lojas e magazines em funcionamento disponibilizem na internet as faturas ou boletos digitais para pagamento de compras efetuadas por meio de cartões fidelidade ou carnês. Os estabelecimentos comerciais que descumprirem a medida estarão sujeitos a multa de R$ 3.550,00.

Projeto de lei 2.086/20 - Autoriza o Governo do Estado a negociar com credores a redução dos juros e o alongamento da dívida decorrente da captação de recursos através da emissão de títulos lastreados na antecipação ou no adiantamento da receita de royalties e participações especiais decorrentes da exploração de petróleo e gás natural realizadas pelo Rioprevidência.

Projeto de lei 2.169/20 - Institui em caráter emergencial o Plano Estadual de Funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no estado e define ações necessárias ao enfrentamento da epidemia provocada pelo coronavírus. O Plano visa a oferecer aos municípios do estado orientações e apoio necessários à garantia dos direitos fundamentais da população em situação de vulnerabilidade e risco social.

Projeto de lei 2.173/20 - Autoriza o governo a determinar que as pessoas em privação de liberdade no sistema prisional produzam, com urgência, máscaras, luvas e outros equipamentos de proteção individual necessários ao combate da pandemia de Covid-19. A Vigilância Sanitária deverá orientar a confecção dos materiais e avaliar a qualidade dos mesmos. O trabalho do preso será guiado de acordo com o disposto na Lei de Execução Penal. Com intuito de reduzir o risco de contágio, o governo deverá resguardar do trabalho os presos identificados como grupo de risco.

Projeto de lei 2.204/20 - Autoriza o governo a negociar, com as empresas montadoras de veículos que recebam incentivos fiscais, a produção e o fornecimento de equipamentos necessários à prevenção do coronavírus. Empresas de outros setores também poderão negociar com o Executivo a produção dos equipamentos de proteção desde que tenham capacidade e inovação tecnológica compatível. O acordado entre governo e empresas deverá estar disposto no Portal da Transparência do Governo do Estado, com todas as suas especificações.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.