sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CONFLITO

Adriano revoga decreto com regras de segurança para licitações durante pandemia

No mesmo dia, Câmara suspende efeitos do decreto, pois projeto não foi enviado ao Legislativo

02 abril 2020 - 21h28Por Rodrigo Branco

O prefeito Adriano Moreno (DEM) anunciou a revogação do decreto (nº 6.219/2020), que criava normas especiais de segurança para a realização de licitações no município durante o período de pandemia do Covid-19. Adriano publicou um vídeo nesta quinta-feira (2) para comentar a justificativa para o decreto ter sido feito sem projeto de lei, fato que gerou mais um conflito com a Câmara Municipal.

Segundo Adriano, a matéria não foi enviada por causa do recesso do Legislativo em meio à quarentena. Durante a mensagem, o prefeito deu a entender que as licitações não serão paralisadas durante a pandemia, mesmo as que não têm relação com a pandemia. Para isso, um projeto de lei será enviado ao Legislativo, em caráter de urgência. 

– Quero dizer que mesmo num período de uma pandemia tão difícil, em que tantas pessoas têm morrido, a Prefeitura não pode parar com serviços. Ela tem que cuidar da pandemia, tem que cuidar dos serviços básicos, importantes que não podem parar, senão a máquina pública, até voltar a andar, vai demorar muito e criar um prejuízo muito grande para o cidadão e a cidadã cabofriense – disse, citando serviços que continuam a ser feitos, como troca de manilhas e fechamento de buracos.

Durante a sessão da Câmara, um dos pontos da pauta foi justamente o projeto de decreto legislativo que anula os efeitos do decreto do prefeito. O assunto já era visto com ressalvas pelos vereadores, que sugeriram a suspensão de qualquer processo licitatório que não tenha a ver com o combate à doença. Entretanto, o motivo para a suspensão do decreto é pelo fato do prefeito não ter enviado projeto de lei para o Lesgislativo, condição fundamental para que houvesse a regulamentação das novas normas.