quinta, 18 de abril de 2024
quinta, 18 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CRIMES EM QUEDA

Região dos Lagos tem o menor número de homicídios dolosos dos últimos dez anos

De acordo com Instituto de Segurança Pública, foram nove mortes violentas em setembro 

21 outubro 2020 - 20h23Por Rodrigo Branco

A Região dos Lagos registrou nove homicídios  dolosos em setembro, a menor marca mensal desde agosto de 2010. O dado faz parte do relatório publicado pelo Instituto de Segurança Pública, do Governo do Estado, nesta quarta-feira (21).

Ao todo, foram registrados quatro homicídios em Araruama; dois em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio; e um em Arraial do Cabo. Ao todo, foram dez ocorrências de letalidade violenta na região, incluindo os nove homicídios e um auto de resistência em Armação dos Búzios.

 Além dos homicídios e dos autos de resistência, compõem o índice de letalidade violenta os latrocínios (roubos seguidos de morte) e as lesões corporais dolosas.

O número registrado em setembro consolida a queda nos homicídios dolosos observada nos últimos meses na região, em meio à pandemia de Covid-19. Em agosto, as delegacias dos sete municípios registraram, juntas, 13 ocorrências. Em julho, haviam sido 14 mortes violentas.

Roubos – No mês passado, os sete municípios da região tiveram 100 ocorrências de roubos. A maior parte (41) foram assaltos a pedestres. Ainda houve 16 roubos a estabelecimentos comerciais; 13 de celulares e 11 de veículos.

Em nota, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o comando do 25ºBPM (Cabo Frio) emprega seu efetivo no policiamento em viaturas, motocicletas e a pé na área. As ações são realizadas rotineiramente com o objetivo de reprimir práticas criminosas na área de atuação do batalhão. Segundo o quartel, l resultado dessa estratégia tem apresentado reduções importantes nos índices de criminalidade. 

A PM destacou que, de acordo com dados reunidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), no período de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, houve queda em diversas modalidades criminosas como 46,2% no furto a transeunte; 53,6% no roubo a transeunte, 5% no homicídio doloso e 42,3% total de roubos.

A Polícia Militar ressaltou, por fim, que é de suma importância que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia 2253-1177 ou, para casos urgentes, através de nossa Central 190. Os registros em delegacias também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada.