sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
OPERAÇÃO AROEIRA

Policiais civis prendem autores da morte de trabalhador rural assentados em uma fazenda em São Pedro da Aldeia

Operação Aroeira prendeu o proprietário da fazenda e mais dois policiais militares. Mandados de busca domiciliar também foram cumpridos

11 julho 2020 - 13h47Por Redação

Policiais da 125ª DP (Delegacia de Polícia em São Pedro da Aldeia) realizam uma operação na manhã deste sábado (11) com o objetivo de prender os envolvidos na morte do trabalhador rural conhecido como Mineiro na madrugada da última quarta-feira (8).

A operação Aroeira prendeu o proprietário da fazenda, onde o trabalhador morreu, e mais dois policiais  militares. Mandados de busca domiciliar também foram cumpridos.

De acordo com a Polícia Civil, as investigações do caso começaram após um confronto armado entre o dono de uma fazenda localizada em São Matheus e dois policiais militares de folga, contra trabalhadores rurais assentados na propriedade.

A apuração constatou que há cerca de 15 anos a fazenda foi parcialmente desapropriada em ação movida pelo INCRA e, no local, foram assentadas famílias de trabalhadores rurais. A parte não desapropriada da fazenda foi ocupada por outros trabalhadores rurais, o que teria gerado o conflito. Há em andamento uma ação judicial para a desapropriação dessa parte não autorizada.

Em depoimento, os trabalhadores rurais alegaram que sofriam constrangimento ilegal e ameaças por parte do proprietário da fazenda. Ainda segundo os trabalhadores, o fazendeiro teria dito que iria derrubar cercas e queimar as moradias.

Na última segunda-feira (6), uma casa construída no local foi queimada por homens armados, segundo informações do trabalhadores rurais. Na quarta-feira (8), o proprietário da fazenda e os policiais militares de folga estiveram na propriedade e houve um confronto.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, as investigações prosseguem para esclarecer todas as circunstâncias do conflito.