Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
A CAÇADA

PF deflagra operação de combate ao abuso sexual infantil em Macaé e em outras quatro cidades do Rio

Operação "A Caçada" foi deflagrada na manhã desta terça-feira (8)

08 dezembro 2020 - 07h45Por Redação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (8) a operação “A Caçada” de combate ao abuso ao abuso sexual infantil e à produção, posse e compartilhamento, pela internet, de fotografias e vídeos de violência sexual infantojuvenil.

Os policiais federais cumprem 6 mandados de busca e apreensão, em 5 municípios do estado: um em Macaé, Rio de Janeiro, Niterói e Campos dos Goytacazes, e dois em Volta Redonda. Até o momento, um homem foi preso em flagrante em Campos dos Goytacazes. 

O Núcleo de Repressão aos Crimes de ódio e à Pornografia Infantil (Nurcop), com a utilização de ferramentas específicas e o monitoramento, identificou uma rede que distribuía para pessoas de diversos países, arquivos com cenas de abuso e de exploração sexual de crianças e adolescentes. Nas imagens, há abusadores do sexo masculino e feminino.

As investigações contaram com a cooperação da Interpol/Roma, que encaminhou informações obtidas pela Unidade de Crimes Cibernéticos em Milão, o que demonstra que o crime cibernético transnacional não tem fronteiras, mas que a polícia tem ferramentas e tecnologia para identificá-lo.

Os materiais apreendidos, em especial são equipamentos eletrônicos, como notebooks, HD´s e celulares, serão submetidos a exame pericial para o aprofundamento das investigações, de forma a se identificar vítimas, outros criminosos e crimes praticados.

A Polícia Federal ressalta que o simples fato de armazenar material com cenas de abuso sexual infantil, ainda que não haja o seu compartilhamento, por si só, já configura o crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelas 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro/RJ, 2ª Vara Federal Criminal de Volta Redonda/RJ e 2ª Vara Federal Criminal de Niterói/RJ.
 

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.