sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
HISTÓRICO

Pandemia faz região registrar menor número de homicídios para o primeiro semestre desde 2003

Apesar da flexibilização da economia, junho foi o mês com menor índice de mortes violentas

16 julho 2020 - 18h47Por Rodrigo Branco

Os municípios da Região dos Lagos registraram 133 homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no primeiro semestre deste ano, a menor marca desde 2003, quando os casos passaram a ser divulgados por delegacia. O índice é 43% menor em relação aos seis primeiros meses de 2019, quando foram registrados 236 homicídios dolosos. O Instituto de Segurança Pública (ISP), que é vinculado ao Governo do Estado, divulgou os dados de junho sobre a criminalidade, nesta quinta-feira (16), fechando o semestre. 

O quadro se repetiu no Rio de Janeiro como um todo e, segundo o Governo do Estado, tem relação direta com a pandemia do novo coronavírus e a adoção de medidas restritivas desde meados de março, o que causou impacto nos registros de ocorrência dos crimes nos meses de março, abril, maio e junho. Na avaliação do Governo, o distanciamento social ajudou na redução da criminalidade, e na diminuição dos registros das ocorrências, resultando em subnotificações.

Especificamente em junho, a área patrulhada pelo 25º Batalhão da Polícia Militar (25º BPM) teve oficialmente nove homicídios dolosos, a menor marca do ano até o momento, apesar de coincidir com o período de flexibilização da quarentena na maioria dos municípios. As mortes foram registradas somente em Cabo Frio (7) e Araruama (2), sem ocorrências nos demais municípios da região. A redução em junho foi de 52% comparado ao mesmo mês do ano passado e de 47% em relação a maio.

A pandemia também teve uma influência sem precedentes no total de roubos. Pela primeira vez na história, ou desde que o índice passou a ser contabilizado por município, a Região dos Lagos teve menos de mil ocorrências de assaltos. Foram 945 nos primeiros seis meses de 2020, contra 2.685, no primeiro semestre do ano passado, o que representa uma redução de 64%. 

Em junho, foram registrados 104 roubos em toda região, também o menor número do ano até agora. Desse total, 36 foram roubos a pedestres, 18 de veículos e 16 de celulares. A redução no número de assaltos foi de 60% comparado a junho de 2019, e de 1% em relação a maio.

Em nota, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o comando do 25º BPM (Cabo Frio) emprega seu efetivo no policiamento em viaturas, motocicletas e a pé, e que operações pontuais são realizadas rotineiramente com o objetivo de reprimir ações criminosas na área de atuação do batalhão.

Segundo a PM, o resultado dessa estratégia apresentou a redução de índices de criminalidade importantes. De acordo com dados reunidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), no período de janeiro a junho deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, houve queda em diversas modalidades criminosas como 21,3% no roubo a estabelecimento comercial, 50,2% no roubo a transeunte, 31,8% no roubo de veículos, 35,6% no furto a transeunte.

Por fim, a Polícia Militar ressaltou que é de suma importância que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia 2253-1177 ou, para casos urgentes, através de nossa Central 190. Os registros em delegacias também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada.