sexta, 29 de março de 2024
sexta, 29 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
OPERAÇÃO ALCAIDES

Operação prende seis PMs por corrupção e associação criminosa no Batalhão de Polícia Rodoviária

Segundo o Ministério Público, militares cobravam propina para aliviar fiscalização nos postos de Barra de São João e de Parque dos Tubos, em Macaé

29 abril 2020 - 17h07Por Redação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, através da Corregedoria/PMERJ, prenderam, nesta quarta-feira (29), seis policiais militares por corrupção e organização criminosa no Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV). Além das seis prisões, a Operação Alcaides cumpre mandados de busca e apreensão.

 A  investigação teve início a partir de notícia crime formulada por integrante de uma das empresas achacadas pelos policiais militares denunciados. O relato informava que os policiais, valendo-se do aparato existente nos postos de Barra de São João e de Parque dos Tubos (Macaé) do BPRV, realizavam fiscalizações, autuavam e retinham veículos, até obterem contato com os proprietários ou representantes das empresas para, em seguida, solicitar e exigir o pagamento de propina em troca de isentar tais veículos da fiscalização pelos referidos postos do Batalhão.

No curso da investigação foram deferidas pelo Juízo da Auditoria Militar as medidas cautelares de interceptação telefônica e quebra de sigilo de dados, que permitiram comprovar os fatos noticiados e desarticular parte da organização criminosa que operava junto ao BPRV.

Foram denunciados o major Felipe Lopes Magalhães dos Reis, o subtenente Epaminondas da Costa Lima, os subtenentes reformados Luiz Cláudio Cardoso de Oliveira e Marcos Souza de Oliveira, e os segundo sargentos Renato Mendes Xixiu e Wellington Soares da Silva. Eles irão responder por organização criminosa, corrupção passiva, concussão e lavagem de dinheiro.