sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MIAU

Operação Energia Legal da Enel identifica 736 furtos em Cabo Frio

A operação também terminou com uma prisão em flagrante e o registro de outros três casos

28 dezembro 2022 - 08h17Por Redação
Operação Energia Legal da Enel identifica 736 furtos em Cabo Frio

A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio em conjunto com a Polícia Civil na semana passada, em Cabo Frio, identificou 736 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências. Uma pessoa foi presa em flagrante por furto de energia. Além da prisão, a operação levou ao registro de três ocorrências relacionadas a fraudes no consumo de energia, como ligações diretas na rede, sem passar pelo medidor. Durante a operação, para facilitar o acesso aos serviços, a distribuidora ofereceu atendimento móvel a 121 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamentos de dívidas, por exemplo. 

Com a intenção de combater irregularidades e furtos, a operação está em sua 35ª edição e, até o momento, já identificou furto de energia em 15.878 clientes, sendo 14.596 residências e 1.282 estabelecimentos comerciais nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019. 

"O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa, em conjunto com a Polícia Civil, promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes”, afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

Além de ser crime, com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. Se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%, de acordo com estimativa da empresa.