quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MIAU

Operação Enel identifica 536 furtos de energia elétrica em Búzios

Ação terminou com duas prisões em flagrante pela Polícia Civil e o registro de cinco ocorrências na delegacia

31 janeiro 2023 - 10h56Por Redação
Operação Enel identifica 536 furtos de energia elétrica em Búzios

A operação Energia Legal, realizada pela Enel Distribuição Rio em conjunto com a Polícia Civil em Armação dos Búzios, identificou 536 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências. A ação aconteceu na última semana e terminou com duas pessoas presas em flagrante por furto de energia em diferentes locais, além do registro de cinco ocorrências na delegacia relacionadas a irregularidades no consumo de energia, como ligações diretas na rede sem passar pela medição e fraude no medidor de energia. 

Durante a operação, para facilitar o acesso aos serviços, a distribuidora também ofereceu atendimento móvel a 99 clientes do município, que puderam solicitar segunda via de conta e troca de titularidade, por exemplo. Nesta edição, a companhia também efetuou a troca de 31 geladeiras de moradores da cidade por modelos mais eficientes. No total, 96 pessoas se inscreveram na iniciativa. 

Com a intenção de combater irregularidades e furtos, a operação está em sua 37ª edição e, até o momento, já identificou furto de energia em 16.894 clientes, sendo 15.551 residências e 1.343 comércios nas 23 cidades por onde passou desde o fim de 2019. "O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto para os clientes”, afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.  
Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 208 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 74 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.    

Além de ser crime, com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicam todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.     

Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos tanto a quem pratica o ato quanto à população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação, ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, inclusive fatais. Quem quiser denunciar furto de energia, deve acessar o site da Enel https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo da Enel Rio ou ligando para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.