quinta, 25 de abril de 2024
quinta, 25 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
Polícia

Novo comandante tem como meta redução de roubos e de homicídios

Coronel Rodrigo Ibiapina, que assume 25 º BPM hoje, antecipa que vai se reunir com prefeitos da região

24 julho 2019 - 09h26
Novo comandante tem como meta redução de roubos e de homicídios

Com a missão de tentar reduzir os índices de criminalidade na região, sobretudo os índices recordes de assalto, assume hoje à tarde o 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM) o coronel Rodrigo Ibiapina, que era o responsável pelo quartel de Campos dos Goytacazes (8º BPM). A troca no comando foi publicada no Boletim da PM na última sexta-feira (19).

Ontem, em entrevista exclusiva à Folha, Ibiapina antecipou as metas da sua gestão e comentou os números do relatório do ISP. De acordo com o novo comandante, a prioridade será redução dos índices de letalidade violenta e de roubos.

– Minha expectativa é fazer o trabalho que eu fiz no  8º BPM e no 32º BPM (Macaé, onde também atuou). Recebi ótimas referências da tropa do 25º BPM. Vamos trabalhar com os índices dentro do sistema integrado de metas para manter segura a população dos municípios. Vamos trabalhar em cima da letalidade violenta, do roubo a pedestres e de veículos – anunciou. 

O novo comandante disse que visitou a região apenas algumas vezes, mas que já recebeu informações e pretende usar o primeiro mês para conhecer melhor a realidade da área de atuação do batalhão. Pelas informações já recebidas dos novos subordinados, o coronel acredita que o trabalho na Região dos Lagos tem mais semelhanças com o que foi realizado em Macaé do que em Campos.

– O ‘feeling’ da tropa é importante – avalia.

Ibiapina aproveitou para antecipar que pretende reunir-se com os prefeitos dos sete municípios a fim de realizar um trabalho integrado.

– Tenho que encontrá-los para estabelecer uma relação saudável que objetive a melhora da segurança pública na região – comentou.

Com relação aos indicadores apontados pelo ISP, o comandante avisa que vai manter o método de análise de dados realizado pelos antecessores.

– Todos os indicadores estão no nosso foco. A gente vai olhar a mancha criminal para saber onde se concentram os determinados tipos de crime para saber onde alocar as viaturas,    e mudar a estratégia no que for necessário – adianta.

Antecessor de Ibiapina, o tenente-coronel Roberto Christiano Dantas deixa a unidade, onde ficou por 11 meses, para assumir o comando do 18º BPM, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A cerimônia de passagem de comando acontece às 16h na sede do 25º BPM, que fica no Jardim Caiçara, em Cabo Frio.

O 25º BPM é responsável pelopoliciamento dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Iguaba Grande.