sexta, 19 de abril de 2024
sexta, 19 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
ELEIÇÕES 2020

MP divulga prisões por crime eleitoral em Cabo Frio, Búzios, Arraial e São Pedro na eleição

Maior parte das ocorrências nas Promotorias Eleitorais foi de prisões por boca de urna

22 novembro 2020 - 13h46Por Redação

O Ministério Público Estadual registrou, nas eleições do último domingo (15), seis prisões em Cabo Frio, uma em Búzios, uma em São Pedro da Aldeia e uma em Arraial do Cabo, todas por crime eleitoral. A maioria dos casos regsitrados foi de boca de urna. Em Arraial, uma mulher foi detida após causar tumulto em frente a um colégio eleitoral em razão da presença de um dos candidatos a prefeito no local.

O MPRJ, por meio do Centro de Apoio das Promotorias de Justiça Eleitorais (CAO Eleitoral/MPRJ), registrou ocorrências em 38 Promotorias Eleitorais do Estado durante o primeiro turno das eleições municipais. Confira a lista completa das ocorrências divulgadas clicando aqui.

Pela Ouvidoria do MPRJ foram recebidas 502 comunicações sobre irregularidades. Além disso, outras 152 notícias de possíveis ilícitos foram recebidas por meio do Disque-Denúncia da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).

Além da boca de urna, também foram registrados casos de suspeita de compra de votos e ocorrências isoladas de transporte ilegal de eleitores, porte de arma de fogo, tentativa de violação do sigilo do voto, desordem, desacato e resistência. Vale ressaltar, segundo o MPRJ, que essas foram as ocorrências reportadas ao CAO Eleitoral, podendo haver outros registros não contabilizados.

As comunicações recebidas através da Ouvidoria/MPRJ, por sua vez, foram enviadas aos promotores eleitorais para análise e adoção de eventuais medidas cabíveis.