Assine Já
quarta, 27 de outubro de 2021
Região dos Lagos
24ºmax
19ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52450 Óbitos: 2151
Confirmados Óbitos
Araruama 12382 441
Armação dos Búzios 6530 73
Arraial do Cabo 1736 93
Cabo Frio 14792 880
Iguaba Grande 5486 140
São Pedro da Aldeia 6993 289
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
OPERAÇÃO 'MALEFICUS'

Ministério Público realiza operação para prender traficantes de drogas de Rio das Ostras

Objetivo da ação do Gaeco é cumprir 19 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão

13 maio 2021 - 07h47Por Redação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e em parceria com a Polícia Federal, realiza, nesta quinta-feira (13), a Operação Maleficus para cumprir 19 mandados de prisão preventiva e outros 19 de busca e apreensão contra traficantes de drogas de Rio das Ostras. Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Rio das Ostras, estão sendo cumpridos em Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Macaé, e em unidades prisionais do estado, local onde encontram-se presos alguns denunciados.

De acordo com as investigações, constatou-se a existência de uma estruturada organização criminosa formada pelos 19 denunciados, integrada à facção criminosa autodenominada “ADA – Amigo dos Amigos”, com atuação nas cidades do Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Quissamã, tendo como objetivo principal a comercialização de entorpecentes em pontos de venda implantados e mantidos pela referida facção.

Apesar da inexistência rígida de divisão de tarefas entre seus integrantes, a associação criminosa era liderada por Fernando Lemos Gonçalves, um dos denunciados presos e, também conhecido como “Bruxo” ou “Mano”, que gerenciava a aquisição, venda, distribuição e o armazenamento de substâncias entorpecentes em Rio das Ostras e municípios vizinhos.

Durante as investigações foram realizadas 23 operações policiais, resultando na prisão em flagrante de quarenta pessoas, na apreensão de seis quilos de cocaína e dez de maconha, doze armas de fogo de diversos calibres, além de um veículo clonado e valores em espécie.

(*) Matéria atualizada às 13h44 com novas informações do MP-RJ.

Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.

Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.