sexta, 26 de abril de 2024
sexta, 26 de abril de 2024
Cabo Frio
26°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
SEGURANÇA PÚBLICA

Homicídios e roubos na região têm menores índices desde o início da pandemia

Por sua vez, houve aumento dos autos de resistência em relação ao mês de abril

26 junho 2020 - 19h09Por Redação

No mês de maio, a Região dos Lagos registrou os menores índices de homicídios dolosos e de roubos, desde o começo da pandemia do novo coronavírus, em meados de março. A informação é do relatório mensal do Instituto de Segurança Pública (ISP), que foi divulgado esta semana.

Somados, os sete municípios da área de atuação do 25º Batalhão da Polícia Militar registraram 17 homicídios dolosos, cinco deles em Cabo Frio, no mês de maio; contra 20 em abril e 37 em março, cuja primeira quinzena ainda não havia medidas restritivas e de distanciamento social. Em maio de 2019, a quantidade de homicídios dolosos foi de 24.

Por sua vez, maio registrou o aumento das mortes por intervenção de agente do estado, conhecidas popularmente como ‘autos de resistência’. Foram nove; enquanto abril teve comente uma e, março, nenhuma. O fato elevou a letalidade violenta de maio para 26 ocorrências; contra 21 em abril e 37 em março. Além dos homicídios e autos de resistência, a letalidade violenta é composta pelo número de lesões corporais seguidas de morte e de latrocínios (roubos seguidos de morte).

Quanto aos roubos, a região contabilizou 105 ocorrências ao longo do mês de maio, sendo 40 de pedestres; 24 de celulares e 15 de veículos. Em relação a abril, quando houve 123 roubos, a redução foi de 14%. Naquela ocasião, foram computados 37 assaltos a pedestres; 25 roubos de celulares e 22 de veículos. Em março, essa modalidade de crime teve 164 ocorrências (53 de pedestres; 34 de veículos e 30 de celular).