Assine Já
segunda, 18 de outubro de 2021
Região dos Lagos
21ºmax
18ºmin
TEMPO REAL Confirmados: 52181 Óbitos: 2123
Confirmados Óbitos
Araruama 12321 438
Armação dos Búzios 6500 72
Arraial do Cabo 1720 92
Cabo Frio 14677 858
Iguaba Grande 5464 140
São Pedro da Aldeia 6968 288
Saquarema 4531 235
Últimas notícias sobre a COVID-19
Polícia

"Eu o perdoo, claro", disse o padre Lucas Farah, que teve veículo roubado ao chegar para rezar missa

Carro foi recuperado pela PM no Pórtico de Búzios

13 julho 2019 - 09h04
"Eu o perdoo, claro", disse o padre Lucas Farah, que teve veículo roubado ao chegar para rezar missa

FERNANDA CARRIÇO

 

Eram cerca de 21h30 de quinta-feira quando o padre Lucas Farah, 33, chegava à Igreja de Sant’Ana, na Praia dos Ossos, em Búzios, para celebrar uma missa. Ele desceu do carro, abriu o portão da garagem para guardar o carro, desceu, deixou a chave na ignição e foi fechar o portão. Foi nesse momento que ele percebeu que um homem entrou correndo no carro e “saiu em disparada”. 

– Na hora que desci, este rapaz apareceu do nada. Como ali normalmente tem transição de pessoas para ir à Praia dos Ossos, eu julguei que ele iria subir, sei lá, para ir à praia, ou falar com o rapaz da Paróquia que mora ali, ou alguma coisa assim. Eu sei que na hora foi muito rápido, não deu pra pensar direito. E aí desci para fechar o portão e, quando eu desci, esse rapaz entrou no carro e, à disparada, avançou subindo em direção à igreja, só que ali é uma rua sem saída. E talvez, eu acho que ele não conhecia ali em cima. Então ele saiu em direção a igreja e foi o tempo de eu fugir. Ele entrou no carro, fechou a porta e arrancou e aí eu fugi pra uma farmácia. Quando cheguei lá contatamos a polícia – conta o Padre, que pela primeira vez foi vítima de um roubo.

– Foi a primeira vez que passei por isso. Na hora o que eu senti foi no sentido de proteger mesmo a minha vida e corri para dentro de um comércio a fim de me proteger, né? Então esse era o único sentimento que tive ali na hora, mas depois fiquei mais tranquilo porque os moradores foram para lá, me deram cobertura, então isso me tranquilizou bastante.

A Polícia Militar realizou um cerco tático na área do Pórtico de Búzios, onde acabou prendendo José de Castro Martins Júnior, 36 anos, e recuperando o Ônix do padre. Dentro do carro também foram encontrados os pertences. A ocorrência foi registrada na delegacia de área, que na noite de quinta-feira, era a de São Pedro da Aldeia.

Vigário da Igreja de Sant’Ana, Padre Lucas conta que apesar da rapidez dos fatos, viu que, portava uma faca na mão. Na delegacia, o assaltante abaixou a cabeça ao ouvir Padre Lucas dizer que o perdoava.

– Ele abaixou a cabeça quando me viu. Não disse nada. Sim, eu o perdoo, claro. Na delegacia estive com ele ontem e havia dito que eu o perdoava. Rezo para que ele possa cada vez mais tomar consciência dos seus atos e perceba o mal que talvez faça a tantas pessoas que podem se tornar vítimas de uma situação dessas – relatou o padre.

E, quando questionado se gostaria de aproveitar o fato para mandar uma mensagem às pessoas que cometem crime, o padre relembrou que “o primeiro a receber o céu foi o bom ladrão arrependido na cruz”.

– Como Padre eu desejo que estes possam abrir os seus corações, antes de tudo para Deus, tendo certeza que é infinita à Sua Misericórdia para com o pecador. De tal maneira, que o primeiro a receber o céu foi o bom ladrão arrependido na cruz. Para nós, católicos, o amor ao próximo sempre foi uma marca muito forte, pois é neste gesto que manifestamos o amor divino que habita em um coração cristão. Esta é a mensagem de um Padre para que os que se perdem na criminalidade vejam o outro como uma imagem de Deus – finalizou